Confira 7 sugestões de receitas para o Dia dos Namorados
Tribuna lista pratos da Receita de Família para preparar em um jantar a dois em casa
No Dia dos Namorados, há quem reserve o restaurante favorito do casal com semanas (e até meses) de antecedência para comemorar a data. Há ainda, por outro lado, quem prefira o conforto de casa para fazer um jantar especial, a dois. Para isso, no entanto, é preciso pensar na receita ideal para a ocasião e encarar o fogão – o que pode ser, inclusive, uma ótima pedida para a noite de celebração. Para ajudar nessa missão, a Tribuna procurou nos arquivos da coluna Receita de Família os pratos mais românticos para a comemoração caseira, regada à bebida favorita do casal. Tem sugestão de entrada, prato principal e sobremesa: o menu completo com o passo a passo de cada receita.
Confira as receitas
Onde tem queijo…tem ouro
A sugestão de entrada da chefe Ana Paula Esteves, do Oliva Bistrô, de Ibitipoca, é uma telha de queijo minas artesanal, pincelada por molho pesto de alho negro, com tomates assados e enfeitado com flores comestíveis.
Ingredientes:
100g de queijo minas artesanal meia cura Serras da Ibitipoca tipo ouro (para o pesto)
150g do mesmo queijo (para cada telha)
4 dentes de alho negro
1/2 colher de chá de sal
200g de folhas de manjericão
20g de castanha
1/2 xícara de azeite doce
Pimenta de macaco a gosto
2 tomatinhos cereja
1 flor de capuchinha
Preparo da telha
Rale uma porção do queijo e coloque em uma frigideira antiaderente aquecida. Quando iniciarem as borbulhas, desligue e aguarde até ficarem firmes.
Preparo do pesto de alho negro
Pile o alho negro, sal, manjericão, castanha, azeite e a pimenta de macaco. Depois dos produtos estarem bem triturados, acrescente o queijo e pile mais uma vez. Pincele o pesto na telha de queijo, coloque os tomatinhos assados e, se quiser, enfeite com flores comestíveis.
Arancinu
Do Vinho e Ponto, idealizado, em Juiz de Fora, por Tamiris Negrão, a receita de entrada é um arancinu: um bolinho de risoto de rabada, que cai super bem com um bom vinho tinto.
Preparo da carne
Ingredientes:
1kg de rabo de boi (cortado em pedaços)
50ml de óleo de girassol
2 cebolas
1 cenoura
1 alho-poró
1 talo de salsão
500ml de caldo de legumes
500ml de molho de tomate
Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o óleo. Coloque os pedaços do rabo do boi e frite-os até adquirir uma coloração caramelada. Adicione a cenoura, o alho-poró, o salsão e uma das cebolas, tudo picado, e deixe fritar por mais alguns minutos. Acrescente o caldo de legumes e deixe cozinhar de três a quatro horas, em panela destampada, sempre mexendo o fundo para que não grude. Quando cozida, a carne irá se descolar do osso. Com a ajuda de luvas, retire a carne dos ossos e desfie, descartando a gordura. Em uma frigideira, coloque a manteiga e a outra cebola picada para dourar. Adicione o molho de tomate e deixe reduzir. Coloque a carne desfiada e deixe cozinhar até que ela desmanche (em torno de 6 minutos em fogo médio).
Preparo do Arancinu
Ingredientes:
250g de arroz arbóreo
Água ou caldo de carne para cozinhar o arroz
40g de queijo parmesão ralado fino
Manteiga para dourar e finalizar (aproximadamente 20g)
20g de cebola picada
Modo de preparo:
Refogar a cebola na manteiga até dourar levemente, adicionar o arroz e “untá-lo” bem. Dar choque térmico com um pouco de água ou caldo de carne, e deixá-lo evaporar. Colocar o líquido aos poucos e acompanhar o cozimento do arroz, para chegar ao ponto al dente. Deixar o líquido secar bem, finalizar com o parmesão e a manteiga, depois reservar o risoto até esfriar. Colocar um pouco de risoto frio na palma da mão e rechear com um pouco de carne (ou o recheio da sua preferência, o tamanho deve ser semelhante ao de uma bola de tênis). Fechar o arancinu, passar na farinha de trigo, depois nos ovos e na farinha de rosca. Fritar o arancinu em óleo quente por imersão.
Ceviche de salmão
Essa receita pode ser tanto para a entrada quanto para o prato principal (a depender da ideia do casal): é um ceviche de salmão indicado pela chefe Patrícia Nery, da Cruderia.
Ingredientes:
250g salmão fresco em cubos
40g cebola roxa em tiras finas
80g batata palha
80ml suco limão
50ml suco laranja
10g pimenta dedo de moça
5g gengibre
40g alho poró
40g salsão
Sal a gosto
Modo de preparo:
Corte o salmão fresco em cubos médios e reserve. Um importante ingrediente da preparação do ceviche é o “leche de tigre”, suco feito com o peixe marinado em elementos cítricos com os outros componentes. Nesta nossa receita, em um liquidificador, coloque o suco de limão, o suco da laranja, a pimenta dedo de moça, o gengibre, alho poró e o salsão. Bata tudo até que fique líquido, coe e reserve. Corte a cebola roxa em tiras finas. Em um recipiente misture o salmão em cubos, o “leche de tigre” e a cebola roxa . Finalize com a batata palha crocante. Azeite e sal a gosto.
Paillard de mignon com gnocchi
Um dos restaurantes mais românticos de Juiz de Fora é o Raízes. A chefe Weruska Fonseca, responsável pelas delícias do lugar, sugere a receita um paillard de mignon com gnocchi, que mescla sua memória e modernidade na culinária.
Ingredientes:
1 bife de mignon 150g batido na espessura mais fina possível, frito a gosto
Gnocchi
Molho de três queijos
Ingredientes para o gnocchi:
6 batatas asterix
½ batata doce
½ mandioca
Sal
Ingredientes para o molho de queijos:
1 creme de leite fresco
1 queijo brie
1 requeijão
1 parmesão ralado
Modo de preparo:
Bata o bife até ele ficar em uma espessura fina. Reserve. Para o gnocchi, cozinhe as batatas e a mandioca com sal em pouca água. Amasse-as ainda quentes. Se necessário, use farinha de trigo para dar o ponto. Corte a massa em pequenos pedaços. O cozimento é o tradicional: coloque o gnocchi em água fervente e, quando ele subir, retire e reserve. Para o molho, bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em uma panela no fogo para dar o ponto. Em um prato, coloque o paillard frito. Em cima, coloque o gnocchi e cubra com o molho. Finalize com uma flor comestível.
Espaguete com shitake na manteiga de sálvia
Um prato rápido e com muito sabor é a sugestão da chefe Norma Pifano: um macarrão com shitake feita na manteiga de sálvia.
Ingredientes:
200g spaguetti
200g shitake fresco
3 dentes de alho
3 colheres de sopa de manteiga
8 folhas de sálvia
Parmesão a gosto
Sal e pimenta do reino
Modo de preparo:
Cozinhe a massa submersa em água de 6 a 8 minutos. Fatie o shitake em tiras (grossinhas mesmo), o alho em lâminas mais finas e as folhas de sálvia também. Em uma panela coloque a manteiga, um fio de azeite (ajuda a não escurecer a manteiga) e as folhas de sálvia. Em seguida, refogue o shitake e quando começar a dourar coloque o alho. Sem escorrer a massa, passe-a para a panela com cogumelos, mexa com cuidado para incorporar o sabor e acerte o sal e a pimenta. Para empratar, é só pegar um prato fundo (isso ajuda a massa a ficar mais estruturada, como a da foto), ralar um belo parmesão por cima e está pronto para ser servido!
Torta Banoffee
Um verdadeiro clássico, é difícil quem não goste de banoffe. Com bananas, doce de leite e chantilly e um preparo relativamente rápido e fácil, é ensinada pelo chefe Bruno Alves.
Ingredientes:
Massa
200g de biscoito de maisena
150g de manteiga sem sal
Recheio
600g de doce de leite (encorpado)
6 bananas nanicas aproximadamente
Cobertura
250ml de creme de leite fresco bem gelado
2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
50g de leite em pó
Cacau em pó para polvilhar
Modo de preparo:
Triture o biscoito no liquidificador, transfira para uma vasilha e misture a manteiga já derretida até formar uma massa. Em uma fôrma redonda de fundo removível de 25cm de diâmetro, cubra todo o fundo e a lateral até a metade da sua altura. Molde bem a massa de biscoito apertando com os dedos para formar uma base bem firme. Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por dez minutos. Retire e deixe esfriar.
Cubra a base com o doce de leite. Em seguida, disponha as bananas cortadas ao meio em sentido longitudinal ou rodelas.
Na batedeira, bata o creme de leite bem gelado com o açúcar de confeiteiro, em velocidade média até dar ponto de chantilly firme. Com a batedeira na velocidade lenta, acrescente o leite em pó aos poucos até deixar o chantilly mais firme. Cubra a torta com todo o chantilly e polvilhe o cacau em pó por cima.
Pão de mel
A última dica para o Dia dos Namorados é de um casal confeiteiro: Aline Siqueira Ramos e Sérgio Marcelo de Oliveira Salustiano, da Regaliz. Eles ensinam um pão de mel que cabe em qualquer ocasião.
Ingredientes da massa de pão de mel:
1 Ovo
80ml de leite
30g de açúcar
90g de mel
10g de óleo
80g de farinha de trigo
3g de bicarbonato
3g de fermento químico
3g de canela
3g de noz moscada em pó
3g de cravo da índia em pó
1g de sal
10 g de cacau 100%
Ingredientes do recheio:
500g de Doce de leite
Ingredientes das casquinhas:
800g de chocolate meio amargo
Modo de preparo do pão de mel:
Em um bowl misture mel, óleo, leite, açúcar e ovo. Em outro bowl peneire a farinha de trigo, bicarbonato, fermento, canela, cravo da índia, noz moscada, sal e cacau. Adicione os secos aos líquidos e bata com fouet ou na batedeira até ficar homogêneo. Leve para assar na forma untada com manteiga e forrada com papel manteiga, em um forno pré-aquecido a 180°C, por, aproximadamente, 15min. Após assada, deixe esfriar e reserve.
Modo de preparo do chocolate:
Com o chocolate já picado, leve ao micro-ondas em um bowl de vidro na meia potência de 30 em 30 segundos. Mexendo sempre até que o chocolate esteja todo derretido. Importante não passar de 45°C para não queimar o chocolate. Após derretido despeje o chocolate sobre uma pedra sem porosidades, limpa e bem seca. Movimente de um lado para o outro, com o auxílio de duas espátulas metálicas, até que atinja 27°C. Retorne com o chocolate para o bowl. Em seguida distribua o chocolate nas forminhas de acetato, feche com a folha silicone e a contra forma e leve para a geladeira para cristalizar.