Horário de atendimento de 34 UBSs em Juiz de Fora é ampliado
Alteração acontece sem que impasse entre sindicatos e PJF seja resolvido; confira quais são as unidades
A partir desta segunda-feira (26), 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passam a funcionar com horário estendido em Juiz de Fora. O novo expediente será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, sem interrupção para o almoço, e aos sábados, das 7h às 12h. Além destas, outras quatro unidades também funcionarão sem pausa para o almoço, mas de segunda a sexta, das 7h às 17h. Confira a lista ao final da matéria.
O novo horário, contudo, tem início sem que o embate entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e sindicatos de categorias da saúde tenha cessado. Na última segunda-feira (19), uma assembleia reuniu profissionais da saúde em frente ao prédio do Executivo para pedir esclarecimentos acerca das mudanças. O principal ponto levantado pelas entidades e pelos trabalhadores foi a garantia de segurança dos profissionais que atenderão durante o horário estendido. Os servidores também questionam como será a presença de equipe de apoio aos sábados, como limpeza e secretariado, horário no qual normalmente estas categorias não trabalham.
No entanto, até esta segunda, apenas um dos pedidos foi acatado pela PJF: uma mudança na compensação das horas trabalhadas aos sábados. O Executivo alterou, na sexta-feira (24), a portaria que dispõe sobre a jornada das equipes da Estratégia de Saúde da Família. No texto anterior, os servidores deveriam compensar o horário feito no sábado na semana seguinte. Agora, na semana em que o profissional cumprir parte da jornada no sábado, ele deverá compensar um dia, de segunda à sexta, dentro do mês corrente ou em até 30 dias subsequentes.
Conforme o diretor de saúde do Sindicato dos Servidores Públicos de Juiz de Fora (Sinserpu-JF), Rozivaldo Gervásio, essa mudança foi pleiteada pela categoria porque permitirá maior organização por parte dos profissionais. “Daria tempo para a pessoa se programar, fora isso se (o trabalho) caísse no último sábado do mês, a pessoa teria que pagar antes. Dessa forma facilitou um pouco mais para o servidor.”
Demandas não atendidas
Fora esse, outros questionamentos levados à Prefeitura pelos sindicatos não foram esclarecidos. O principal é a garantia de segurança aos profissionais que atuarão no horário estendido. Rozivaldo usa como exemplo a situação vivida por profissionais da UBS de Vila Ideal na última quarta-feira (21). Na ocasião, uma enfermeira de 44 anos foi ameaçada por uma paciente, de 45, que afrontou servidores jogando objetos no chão enquanto exigia atendimento.
“Esse caso aconteceu dentro do horário convencional, imagina como vai ficar a segurança dos servidores que vão trabalhar à noite. Precisamos saber se teremos o direito básico a segurança”, afirmou o representante do Sinserpu-JF. De acordo com ele, o sindicato irá se reunir ao longo da semana para discutir os pontos que ficaram em aberto na negociação com a PJF. “Nessa reunião vamos voltar a falar de um possível chamado de greve.”
A Tribuna entrou em contato com a PJF e solicitou posicionamento acerca dos questionamentos da categoria, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.
Confira as UBSs que terão horário estendido:
De segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h:
Alto Grajaú
Bairro Industrial
Bandeirantes
Cidade do Sol
Filgueiras
Furtado de Menezes
Granjas Bethânia
Jardim Esperança
Jardim Natal
Jóquei Clube I
Jóquei Clube II
Linhares
Marumbi
Milho Branco
Monte Castelo
Nossa Senhora Aparecida
Nova Era
Progresso
Retiro
Santa Cecília
Santa Cruz
Santa Efigênia
Santa Luzia
Santa Rita
Santo Antônio
Santos Dumont
São Benedito
São Judas Tadeu
São Pedro
São Sebastião
Teixeiras
Vale Verde
Vila Esperança
Vila Ideal
De segunda a sexta, das 7h às 17h:
Barreira do Triunfo
Jardim da Lua
Parque Guarani
Vila Olavo Costa