Catedral de JF recebe e inaugura mosaico da padroeira “Maria, mãe da Igreja”
‘Maria, mãe da Igreja’ também dará nome a via central na Praça Dom Justino
A Catedral Metropolitana de Juiz de Fora recebeu, nesta segunda-feira (15), um mosaico do ícone de ‘Maria, mãe da Igreja’, padroeira da Província Eclesiástica de Juiz de Fora. O recebimento deste trabalho artístico faz parte das celebrações do Centenário Diocesano, que irá acontecer no dia 4 de fevereiro, durante a missa solene em ação de graças pelos cem anos, marcada para as 16h. Os fiéis já podem conferir o trabalho artístico, afixado na parede do fundo, do lado esquerdo do templo.
Na ocasião, a artista mosaicista, Denise Mendes Arantes Bicalho, fez os últimos retoques do trabalho, que considera ter sido desafiador, tendo sido acompanhada pelo Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira. A figura que ela retratou foi oficializada como patrona da Província Eclesiástica, que é composta por Juiz de Fora, Leopoldina e São João del-Rei, pelo Papa Francisco no dia 24 de janeiro de 2023. O anúncio ao povo de Deus, por sua vez, aconteceu no dia 5 de fevereiro deste ano, e sua festa é celebrada na primeira segunda-feira após Pentecostes.
“No dia 4 de fevereiro nós vamos fazer a grande celebração de ação de graças pelos cem anos da nossa diocese. São cem anos de uma infinidade de pessoas que trabalharam por Cristo, pela Igreja, aqui nesta nossa região. E queremos, naquele dia, inaugurar o quadro de Nossa Senhora Mãe da Igreja nesta arte tão importante, que a Igreja valoriza tanto, que é a arte mosaica”, revelou o pastor arquidiocesano em entrevista à WebTV A Voz Católica.
LEIA TAMBÉM: Nossa Senhora Mãe da Igreja é a nova padroeira da Arquidiocese de Juiz de Fora
‘Maria, mãe da Igreja’ também dará nome a via central
Além do mosaico em sua homenagem, ‘Maria, mãe da Igreja’ também terá uma travessa com nome em sua homenagem. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal de Juiz de Fora, para que a via situada na Praça Dom Justino, onde fica a Gruta Nossa Senhora Aparecida, em frente à Catedral Metropolitana, no Centro, passe a se chamar Travessa Santa Maria Mãe de Deus e da Igreja, substituindo o nome de Travessa Catedral.
Essa via, que liga as ruas Espírito Santo e Fernando Lobo, pertencia à paróquia da Catedral, mas quando foi feito o cercamento do terreno, o uso foi cedido para o Município. O projeto de lei para a mudança da denominação foi de autoria do vereador Juraci Scheffer, após um pedido do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e a iniciativa foi apresentada na Câmara Municipal no último dia 7 de dezembro. Depois de o projeto ter sido aprovado, o texto seguiu para sanção da prefeita Margarida Salomão e, após formalizada a lei, deverá seguir para a colocação da placa com o novo nome.