Governo de Minas já concluiu maior parte das obras rodoviárias próximas à divisa com o Espírito Santo
PUBLIEDITORIAL
Dos sete trechos contemplados pelo pacote de obras na região, seis já foram finalizados
Na Zona da Mata, apenas nos trechos sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) próximos a Manhumirim, sete empreendimentos contemplam a recuperação de mais de 260 quilômetros de rodovias. Deste total, 220 quilômetros já foram finalizados e o restante está em execução no segmento Mutum-Lajinha.
O conjunto de obras na região, que está próxima à divisa com o Espírito Santo, representa um volume de investimento de mais de R$ 100 milhões. Dos sete trechos, seis já estão concluídos, o que representa mais de 85% dos serviços executados.
Um exemplo é a MG-265, do entroncamento da BR-482, próximo a Carangola, até o perímetro urbano de Divino, que já conta com cerca de 16 quilômetros recuperados e sinalizados. O mesmo ocorre com as obras nos 29,2 quilômetros da MGC-482, entre Carangola e Fervedouro, concluídas no final de junho.
O Governo de Minas também finalizou, em março deste ano, as obras de recuperação funcional em 82,5 quilômetros da MG-111, de Ipanema a Manhuaçu, e da AMG-2905, do entroncamento da MG-111 até Simonésia.
Além desses trechos, as obras na LMG-834, entre Caiana e Espera Feliz, na MG-111, entre Manhumirim e a MGC-482, foram finalizadas, juntamente com o trecho da MG-441 e MG-108.
MUTUM LAJINHA
Os trabalhos executados desde maio deste ano, vão devolver as condições de trafegabilidade e segurança em cerca de 41 quilômetros da rodovia mineira.
O trecho vai passar pelo serviço de reperfilamento da pista, que visa nivelar o pavimento, seguido de uma nova cobertura de asfalto. No final das obras, será refeita toda a sinalização da rodovia, que deverá ser concluída até maio do próximo ano, conforme contrato.
O prazo de 12 meses para execução de todos os serviços leva em consideração as paradas técnicas das atividades, conforme ocorrência de chuvas. O investimento é da ordem de R$20 milhões.
PROGRESSO
Até o momento foram viabilizados R$ 2,5 bilhões em investimentos que contemplam 123 empreendimentos rodoviários.
O Provias se divide em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.
Vale ressaltar que grande parte dos recursos do Provias são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.
As obras de recuperação funcional do pavimento na Zona da Mata Mineira compõem o Programa de Reparação Socioeconômica do Termo de Reparação ao rompimento das barragens da Vale, ocorrido no município de Brumadinho, em janeiro de 2019, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.
PICO DA BANDEIRA
O turismo também será impulsionado com a conclusão das obras na região. Isso porque o Pico da Bandeira, o ponto mais alto do sudeste brasileiro, localizado no encontro dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, está localizado no Parque Nacional do Caparaó.
O local atrai muitos turistas, principalmente durante as férias de inverno, em busca do clima frio e das expedições ao cume do Pico da Bandeira e do Pico do Cristal.
SAIBA MAIS
Conheça outras obras do Provias em www.infraestrutura.mg.gov.br