Belezas da Zona da Mata Mineira

“A região da Mata é um pedaço de Minas rodeado por belezas naturais, histórias, povoados coloniais, montanhas e patrimônio.”


Por Sérgio Lopes, Jornalista

18/10/2023 às 07h00

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Zona da Mata Mineira compreende uma área de aproximadamente 35,7 mil km² e uma população de mais de dois milhões de habitantes. Situa-se na porção sudeste de Minas Gerais, próxima à divisa dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Ainda de acordo com o IBGE, a região possui 143 municípios, e os principais são: Juiz de Fora, Ubá, Muriaé, Cataguases, Viçosa, Ponte Nova e Manhuaçu.

A região da Mata é um pedaço de Minas rodeado por belezas naturais, histórias, povoados coloniais, montanhas e patrimônio. Muitas cidades recordam a história do Brasil, assim como o poder dos barões do café e a fase colonial. Além disso, apresentam fazendas centenárias e a calmaria do interior.

A maior fazenda da América Latina, Santa Clara, está localizada em Santa Rita de Jacutinga (MG). Os turistas podem usufruir dos encantos das cidades que cortam o caminho novo da Estrada Real, sobretudo, Santos Dumont (MG). Para os que gostam de natureza e história, uma excelente opção é o trajeto a pé de 200 quilômetros (início na cachoeira de Tombos até o Pico da Bandeira, em Alto Caparaó), uma rota religiosa denominada Caminho da Luz.

Outra riqueza da Zona da Mata são os santuários ecológicos. Os visitantes conseguem uma conexão maior com o ambiente natural. Na atraente Alto do Caparaó, o Parque Nacional do Caparaó é referência nacional do montanhismo e contém o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude. O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, em Araponga (MG), é um dos mais deslumbrantes santuários do país. A Serra é apontada como um paraíso botânico, por abrigar espécies extraordinárias e precisamente não listadas pela ciência.

No distrito vila colonial de Conceição do Ibitipoca, Lima Duarte (MG), fica localizado o Parque Estadual do Ibitipoca. Formado por diversos circuitos, o local seduz turistas e moradores.

Por fim, a Zona da Mata Mineira possui municípios e distritos pequenos. A simplicidade, o carisma, a paz, a calma, o sossego, o ar puro, o silêncio, o verde são características marcantes da maioria das cidades da região da mata. Venha conhecer as belezas da Zona da Mata Mineira.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.