Pequenos e grandes negócios
Cidade tem potencial para acolher eventos de todos os portes, o que facilita a implementação de negócios e processos culturais
A volta do Torneio Leiteiro das Campeãs, que vai mobilizar também pequenos é médios negócios na praça do Estádio Municipal, a partir desta quinta-feira, é uma clara demonstração do potencial da cidade e da região para eventos que contemplem todas as faixas do setor produtivo. Com a expectativa em torno de 20 mil pessoas, será espaço para apresentação de arranjos produtivos como o do queijo Minas do Caminho Novo, recentemente reconhecido como um dos mais promissores de Minas.
Muitos desses agentes são desconhecidos no dia a dia da cidade, mas são uma etapa importante da economia local. Esta etapa marca o encerramento de um circuito de eventos agropecuários que passaram por várias regiões nos últimos três meses. De acordo com os organizadores, a meta é “evidenciar a cultura, o modo de viver e trabalhar dos produtores” (veja matéria nesta edição), que também abre novas oportunidades para esse setor.
Eventos de tal monta são um dado importante para a economia da cidade e de seu entorno, depois de pelo menos três anos de paralisação por conta dos efeitos da pandemia, e seu retorno abre novas perspectivas, sobretudo num período em que a economia dá claros sinais de aquecimento.
Ademais, abre-se a perspectiva de integração dos produtos do município com parceiros de outras regiões da Zona da Mata, indicando que a região, a despeito dos desinvestimentos das últimas décadas, tem um forte potencial a ser explorado. A região se esforça para ser vista e espera uma resposta para os seus pleitos, como programas importantes para o escoamento da produção. O Governo de Minas implementou um projeto de reconstrução de estradas e construção de novas vias de acesso. Espera-se que ele seja incrementado nessa região – embora alguns já estejam em curso -, a fim de garantir oportunidades no mercado cada vez mais competitivo.
O torneio leiteiro ocorre no mesmo período em que a Festa Alemã também volta a acontecer, desta vez no pátio do Shopping Jardim Norte, mas também revelando o retorno de uma importante atividade econômica e cultural da cidade.
Criam-se, nos dois casos, oportunidades de lazer para a população e de processos facilitadores para novos eventos. Há cerca de 15 dias, a cidade esteve no radar com o Encontro de Carros Antigos que trouxe à cidade colecionadores de diversas partes do país. Ao mesmo tempo, a Agência de Desenvolvimento Regional de Juiz de Fora, Zona da Mata e Vertentes, reuniu lideranças empresariais que ouviram de representantes do Governo os novos propósitos para a região.
Há, pois, um clima positivo na cidade e na região que precisa de novos atores, a fim de também implementarem seus projetos. O município já deu mostras de sua infraestrutura para receber pequenos, médios e grandes eventos que, ao fim e ao cabo, beneficiam outras instâncias como bares, restaurantes e hotéis. No mês passado, o Miss Gay e a Rainbow Fest atraíram um expressivo público que injetou recursos na economia da cidade.