Jogos Universitarius reúnem cerca de 650 atletas em JF

Competição entre atléticas acontece de quinta a domingo; estudantes vão competir em 12 modalidades diferentes


Por Tribuna

06/09/2023 às 07h25

A quinta edição dos Jogos Universitarius acontecem entre quinta-feira (7) e domingo (10). A competição vai reunir 650 atletas, os quais vão representar 17 atléticas/faculdades na disputa de 12 diferentes modalidades esportivas. Os Jogos, que ficaram cinco anos paralisados, acontecem na Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF), no Colégio Academia, no Sport Club e no CT Futevôlei JF.

Os Jogos têm a chancela da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e reúne as atléticas/faculdades: Enfermagem/Farmácia, Ensin-e, Facom/IAD, Faefid, FisioNutri, Granbery, ICE/Monetária, Medicina, Monetária, Suprema, Uldech, UniAcademia e Universo. Os atletas vão competir nas modalidades atletismo, natação, futebol virtual, tênis de mesa, xadrez, pebolim, futevôlei, basquete, vôlei, handebol, futsal e futebol. Com exceção do futebol, as disputas são nos naipes masculino e feminino.

As inscrições para atletas seguem abertas até mesmo durante a competição. O estudante pode disputar um número ilimitado de modalidades. Além da prática esportiva, a competição conta com festas em parceria com o Cultural Bar.

“O Universitarius surgiu do nosso desejo de fomentar o desporto universitário local e promover a identidade dos acadêmicos com suas instituições por meio do intercâmbio sociocultural e esportivo”, afirma o coordenador do evento, Basileu Gouvêa.

Os três primeiros de cada modalidade ganham medalhas ao final do torneio, além de troféu para o vencedor em cada disputa. Há premiação para destaques individuais em todos os esportes, também para os dois destaques gerais. A atlética campeã leva a Taça dos Jogos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.