Programa prevĂȘ desconto na conta de luz para quem economizar energia
Economia deve ser de 10% entre setembro e dezembro de 2021 ante o mesmo perĂodo de 2020
Diante da maior crise hĂdrica registrada nos Ășltimos 90 anos, o risco de apagĂŁo energĂ©tico no Brasil passou a ser cada vez mais discutido e preocupa, tanto os especialistas quanto a população. AlĂ©m desse risco, os consumidores passaram a ter outra preocupação: o preço da conta de luz. Em setembro, a bandeira tarifĂĄria de “escassez hĂdrica” passou a valer, acrescentando R$ 14,20 na conta de luz a cada 100 kWh consumidos. Para tentar amenizar a escassez, a AgĂȘncia Nacional de Energia ElĂ©trica (Aneel) lançou o Programa de Incentivo Ă Redução VoluntĂĄria do Consumo de Energia ElĂ©trica, que prevĂȘ bĂŽnus para consumidores residenciais e pequenos negĂłcios que economizarem de acordo com a meta estabelecida.
Para fazer parte do programa, os consumidores precisam reduzir, no mĂnimo, 10% do consumo de energia elĂ©trica, somando os meses de setembro a dezembro de 2021, em comparação com o consumo registrado no mesmo perĂodo de 2020. Caso seja atingida essa meta de redução, o consumidor receberĂĄ desconto de R$ 50 por cada 100 KWh (quilowatt-hora) de energia racionada no perĂodo estipulado. O bĂŽnus serĂĄ creditado na conta de luz e Ă© limitado a 20% da energia economizada. Se o consumidor economizar 30%, por exemplo, receberĂĄ o bĂŽnus limitado aos 20%.
NĂŁo Ă© necessĂĄrio fazer cadastro
O desconto serĂĄ informado na conta de luz do mĂȘs de dezembro. O valor serĂĄ abatido quando o consumidor pagar a tarifa do mĂȘs seguinte. Para aderir ao programa, nĂŁo Ă© necessĂĄrio fazer cadastro ou registro na distribuidora de energia elĂ©trica. Basta fazer a economia.
EstĂŁo aptos a receber o bĂŽnus consumidores do grupo B (baixa tensĂŁo) e os do grupo A (mĂ©dia e alta tensĂŁo), que façam parte das classes de consumo residencial, industrial, comĂ©rcio, serviços, rural e serviço pĂșblico. TambĂ©m pode ser incluĂdo no programa quem conta com o benefĂcio da Tarifa Social de Energia ElĂ©trica (TSEE). NĂŁo estĂŁo autorizados a receber o bĂŽnus aqueles com sistema de geração distribuĂda, consumidores especiais e livres, que adquirem energia elĂ©trica no ambiente de contratação livre.
Situação energética em Minas
A Cemig, que fornece energia elĂ©trica para a maior parte do estado de Minas Gerais, publicou um alerta para o baixo armazenamento dos reservatĂłrios de ĂĄgua. Em setembro, dos oito reservatĂłrios de acumulação, que possuem potencial para armazenamento de grandes volumes de ĂĄgua, trĂȘs estĂŁo em situação mais crĂtica, enquanto os outros apresentam diminuição nos nĂveis de ĂĄgua considerados normais.
De acordo com o gerente de Planejamento EnergĂ©tico da Cemig, Ivan SĂ©rgio Carneiro, 2021 estĂĄ sendo atĂpico, jĂĄ que Ă© o pior ano na quantidade de ĂĄgua que chega aos reservatĂłrios. “Essa baixa quantidade de ĂĄgua Ă© fruto de mais de dez anos de precipitaçÔes abaixo da mĂ©dia. Estamos acumulando perĂodos chuvosos muito ruins, que estĂŁo implicando em vazĂ”es recordes. Infelizmente essa previsĂŁo vai permanecer pelo resto do perĂodo seco, ou seja, estamos enfrentando ou vamos enfrentar ainda um perĂodo de estiagem muito severo, que, com certeza, vai impactar sobremaneira o armazenamento dos nossos reservatĂłrios. Por isso Ă© importante que a população faça uso racional da energia e da ĂĄgua.”