PJF interrompe aplicação da primeira dose de vacina contra a Covid-19 em Juiz de Fora
Administração municipal informou que suspensão será momentânea e ocorre devido à falta de entregas dos imunizantes a estados e municípios
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que irá interromper momentaneamente, a partir desta quinta-feira (29), a aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus na cidade. Conforme a Administração municipal, a suspensão ocorre devido à falta de entregas dos imunizantes aos estados e municípios por parte do Ministério da Saúde. Dessa forma, o Município não tem doses o suficiente para iniciar a vacinação da D1 em uma nova faixa etária. Para esta quinta, até então, estava prevista a aplicação de imunizantes em pessoas com 26 anos ou mais.
De acordo com a PJF, desde a semana passada, o órgão federal não realiza repasse de imunizantes. A Prefeitura cita como exemplos as cidades de Belém, Natal, Maceió, João Pessoa, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro, Florianópolis e Campo Grande, que também chegaram a paralisar a aplicação de primeiras doses em razão da falta de imunizantes.
Apesar da interrupção da D1, a Secretaria de Saúde da PJF informou que garante a aplicação da segunda dose em todas as pessoas que receberam a primeira e estão dentro da data de retorno. Para a aplicação da segunda dose nestas quinta e sexta (30), os locais e os horários de aplicação continuam os mesmos: nas sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência, além do Sport Club, do Círculo Militar e do Departamento de Saúde do Idoso (DSI). As UBSs de referência são as do Bairro de Lourdes, Benfica, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal.
A expectativa, contudo, é de que a aplicação de primeiras doses seja normalizada em breve. De acordo com a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF), a Regional irá receber, na tarde desta quinta, uma nova remessa de imunizantes, contendo doses de AstraZeneca, Pfizer e Coronavac. A distribuição das vacinas aos 37 municípios da região ocorrerá, conforme a SRS, na sexta-feira. A previsão é que o Município de Juiz de Fora busque as doses às 11h. A distribuição para as demais 36 cidades ocorrerá na parte da tarde.
Vacinação nesta quinta e sexta-feira
Nesta quinta-feira, a vacinação com a segunda dose será para aqueles que receberam a primeira dose até o dia 6 de maio. Estas pessoas poderão buscar uma das sete UBSs de referência, das 8h às 11h e das 13h às 14h ou, então, o Sport Club ou Círculo Militar, das 8h às 16h. O Departamento de Saúde do Idoso vacina das 8h às 16h, apenas para o público com 60 anos ou mais. Já na sexta-feira, a aplicação da segunda dose ocorre, nos mesmos locais e horários, para quem recebeu a primeira dose até 7 de maio.
Com redução dos postos de vacinação, espera nas filas aumenta nesta quarta
Com a alteração nos locais de vacinação, a espera em postos para a imunização ficou ainda maior do que a habitual. A partir desta quarta-feira, as 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que vacinavam, até então, contra a Covid-19 no horário da manhã, passaram a funcionar exclusivamente, em dois turnos para a imunização contra a gripe. Com a redução de locais para a imunização contra o coronavírus, a demanda em demais postos aumentou. Em alguns locais, a espera chegou a durar mais de três horas.
Foi o caso de Maria das Dores Bitencourth, 27 anos. Moradora do Bairro Jardim Natal, ela conta que precisou remanejar seu deslocamento para poder se vacinar nesta quarta. “Fui até o posto do meu bairro, mas me informaram que não iria mais vacinar contra a Covid-19, então eu vim até o Sport porque ficou mais fácil para mim. Se eu fosse em Benfica, teria que pegar dois ônibus”, conta.
O mesmo aconteceu com a auxiliar de limpeza Roberta Miranda, 28. Moradora do Amazônia, Zona Norte, ela tinha planejado tomar sua dose na UBSs Milho Branco. Com a alteração, ela também procurou o Sport na tarde desta quarta. No local, a fila era longa. Na parte da tarde, entretanto, a demora havia diminuído para cerca de 40 minutos.
Já a comerciante Géssica Lima, 27 anos, conta que havia planejado se vacinar na UBS Santa Rita. “Eu queria fugir da fila então tinha decidido me vacinar lá. Minha mãe mora no bairro e, quando se vacinou no posto, foi super tranquilo. Mas com essa alteração, eu tive que vir ao Sport e não teve como fugir da fila”, diz.
Quem foi até o Círculo Militar, no Centro, na manhã desta quarta, precisou ser paciente. No local, a demora para ser vacinado foi de duas a três horas, e a fila se estendia da Avenida Rio Branco até a Rua Doutor Romualdo. O editor de vídeo Pedro Franco Soares, 27 anos, afirma que chegou às 8h15 para ser vacinado no local e recebeu sua dose às 11h. “Havia muita gente na fila, que também estava andando devagar. Mas tinha uma fiscal na fila conferindo os documentos para adiantar e estava organizado”, avalia.
A engenheira civil Andrezza Duarte Dutra da Silva, 28 anos, também destacou a organização do processo, apesar da espera. Ela recebeu a primeira dose nesta quarta, no Sport Club JF.
Priorização da vacina contra gripe
Após a divulgação das alterações dos locais de vacinação, feita pela Secretaria de Saúde nesta terça, a assessoria de comunicação da pasta informou que a mudança se deu para que a vacinação contra a Influenza seja priorizada no município. Além das 38 UBSs que passaram a funcionar exclusivamente, em dois turnos, para a imunização contra a gripe, o Restaurante Universitário (RU-Centro), na Rua Santo Antônio, também passou a aplicar doses contra a gripe às segundas e quartas, de 13h às 17h, para pessoas com mais de 10 anos. Já nas 38 UBSs, a imunização é para todos que têm mais de seis meses de idade, e ocorre em dois turnos, das 8h às 11h, e das 13h às 16h.
No momento da imunização contra a gripe, a PJF ressalta que é necessário apresentar documento original com foto, como carteira de motorista ou documento de identidade (RG). Além disso, a Saúde ressalta que o cidadão já vacinado contra a Covid-19 deve levar o cartão de vacina, uma vez que é preciso um intervalo de, pelo menos, 14 dias entre a aplicação de um e do outro imunizante. Já para quem foi diagnosticado com Covid-19, a recomendação é esperar, ao menos, 30 dias entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber o imunizante contra a gripe.
38 UBSs que vacinam contra a gripe em dois turnos, das 8h às 11h e das 13h às 16h:
UBS Alto Grajaú: Rua Doutor Leonel Jaguaribe, 178.
UBS Bairro Industrial: Rua João Gualberto,110.
UBS Barreira do Triunfo: Avenida Juscelino Kubitscheck, s/nº.
UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage, 229.
UBS Cidade do Sol: Rua Gustavo Capanema, 70.
UBS Dom Bosco: Rua João Manata, 93.
UBS Esplanada: Rua Bias Fortes, 74.
UBS Filgueiras: Rua Orlando Riani, 2.200.
UBS Furtado de Menezes: Rua Furtado de Menezes, 19 A.
UBS Grama: Praça Áureo Carneiro s/n.
UBS Granjas Bethânia: Rua Nove de Julho, 294.
UBS Ipiranga: Rua Etiene Loures, 85.
UBS Jardim da Lua: Rua Natalino José de Paula, 314.
UBS Jardim Esperança: Rua Padre João Micheleto, 35.
UBS Jardim Natal: Rua Tenente Lucas Drumond, 370.
UBS Joquei Clube I: Rua Antonio Armando Pereira, 140.
UBS Joquei Clube II: Rua Antônio Guimarães Peralva, 130.
UBS Linhares: Rua Ministro Odilon Braga, s/nº.
UBS Marumbi: Rua Barão do Retiro, 1.462.
UBS Milho Branco, Rua Nicolau Schuery, s/nº.
UBS Monte Castelo: Rua Doutor Oswaldo Mascarenhas, s/nº.
UBS Nova Era: Rua Guimarães Júnior, 850.
UBS Parque Guarani: Rua Sofia Rafael Zacarias, 685.
UBS Progresso: Rua Jorge Knopp, 119.
UBS Retiro Rua: Sebastião Cardoso, 41.
UBS Santa Cecília: Rua Gabriel Rodrigues, 900.
UBS Santa Cruz: Rua Doutor Antônio Mourão Guimarães, 245.
UBS Santa Efigênia: Rua José Ferreira, 13.
UBS Santa Rita: Rua José Vicente, 390.
UBS Santo Antônio: Rua Pedro Trogo, 285.
UBS Santos Dumont: Rua Álvaro José Rodrigues, 25.
UBS São Judas Tadeu: Rua Ernesto Pancini, 446;UBS São Sebastião, Rua Jorge Raimundo, 209.
UBS Teixeiras: Rua Custódio Furtado de Souza, 131.
UBS Vale dos Bandeirantes: Rua Laurindo Nocelli 100.
UBS Vale Verde: Rua Marciano Pinto, 685.
UBS Vila Esperança: Rua Nova, 30.
UBS Vila Olavo Costa: Rua Jacinto Marcelino, 16.
Tópicos: coronavírus / vacina