Juiz de Fora vai receber vacinas da Pfizer a partir de segunda-feira
Estado informou que enviará imunizantes a 47 municípios, mas ainda não divulgou quantidade que JF vai receber. Armazenamento será feito pela própria PJF
O município de Juiz de Fora vai receber, a partir de segunda-feira (24), remessas de doses da vacina contra a Covid-19 produzidas pela Pfizer. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (SS/PJF) nesta quinta-feira (20). Outros 46 municípios do estado também vão passar a receber o imunizante, que, até então, era distribuído apenas à capital Belo Horizonte devido às condições específicas de armazenamento indicadas pelo fabricante. A quantidade de doses a ser encaminhada ao município nesta segunda, entretanto, ainda não foi divulgada.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que está preparada tanto para o armazenamento quanto para a aplicação destas doses que serão recebidas na segunda. A secretaria ainda garantiu que “tem a infraestrutura necessária para receber e aplicar estas vacinas. Contamos com câmaras frias para o armazenamento e todo o aparato necessário para dar sequência à vacinação”, afirma, em nota.
A pasta municipal também ressaltou que o Governo de Minas enviou recomendações técnicas, nas quais consta que “os imunizantes serão enviados já diluídos aos municípios e, neste caso, Juiz de Fora conta com câmaras frias capazes de fazer o armazenamento correto destes imunizantes, incluindo os frascos contendo as doses da Pfizer.”
Além disso, no começo do mês, a Tribuna mostrou que a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se disponibilizou a firmar uma parceria com o Município para armazenar os imunizantes da Pfizer. Naquela ocasião, a UFJF assegurou que, caso os entes públicos manifestem interesse na utilização dos equipamentos utilizados nos laboratórios universitários, “certamente trabalharemos para contribuir dentro do acordo de cooperação entre as instituições parceiras”. A Universidade ainda revelou ter oito freezers compatíveis com as necessidades do imunizante.
De acordo com o Governo de Minas, estão disponíveis 64.350 doses do imunizante da Pfizer, recebidas na última terça-feira (18), e que serão distribuídas, neste momento, a 47 municípios mineiros. A distribuição às regionais de saúde terá início nesta sexta-feira (21).
Critérios
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), além das diretrizes do Ministério da Saúde, os critérios estabelecidos para cada município receber o imunizante da Pfizer levaram em consideração população acima de 79 mil habitantes; ter equipe capacitada para a administração da vacina; e a distância da sede da Unidade Regional de Saúde até os municípios. Conforme a pasta estadual, as cidades que receberão as vacinas devem estar distantes, no máximo, 2h30 da regional, por modal aéreo ou rodoviário (veículo refrigerado), a fim de ampliar a segurança da preservação da temperatura de transporte indicada (-15°C à -25°C), observada a estrutura atualmente disponível para logística.
Os imunizantes da Pfizer possuem condições completas de armazenamento, de modo a exigir maior infraestrutura para o acondicionamento. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os frascos da vacina podem ser guardados em temperaturas entre -25ºC e -15ºC pelo período de até duas semanas. Após esse prazo, o imunizante precisa ser mantido entre -90ºC e -60ºC. Após retirados do congelador, os recipientes podem ser armazenados por até cinco dias nas temperaturas entre 2ºC e 8ºC. O tempo de validade máximo após abertura do frasco, conservado entre 2°C e 8°C, é de 6 horas.