Massa de ar seco e quente predomina nesta quarta em JF
Condições meteorológicas apontam mais dias de estabilidade em toda a região
A quarta-feira (16), será mais um dia quente e seco em Juiz de Fora. A massa de ar seco permanece atuando sobre o país, mantendo o tempo estável e com predomínio de sol em quase todo o Estado, incluindo a Zona da Mata mineira. Ela funciona como um bloqueio atmosférico, impossibilitando a entrada da instabilidade por meio das frentes frias. Neste cenário, seguem afastadas as possibilidades de chuva.
Associado a isso, os índices de umidade declinam para valores críticos no período da tarde, e as temperaturas máximas continuam acima de
30 graus em todas as regiões mineiras. Juiz de Fora deverá registrar máxima de 27 graus e mínima de 15, enquanto a umidade relativa do ar oscila entre os 35 e 80 %. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os limites toleráveis ao organismo variam entre 40% e 70%. Nesta terça, a oscilação térmica ficou entre 16,5, de mínima, e 25,5, de máxima. O índice de umidade, registrado pelo 5º Distrito de Meteorologia, na UFJF, chegou a 49%. Pela manhã e durante parte da tarde, os ventos tiveram rajadas que variaram entre 30km/h e 40km/h, fator que contribui para a formação de queimadas.
Incêndio na BR-040
Durante a tarde, a reportagem flagrou um incêndio às margens da BR- 040, nas proximidades da Represa de São Pedro. Em outro ponto do rodovia, no Mirante Belvedere, na Zona Sul, onde costumeiramente é possível ter uma visão de parte da cidade, uma nuvem de fumaça tomava conta do céu.
Campo das Vertentes
Já para o Campo das Vertentes, região vizinha composta por Barbacena, Barroso, Carandaí dentre outros municípios, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, nesta terça (15), apontando condições favoráveis para baixa umidade relativa do ar. Os valores a serem marcados variam entre 20 e 30%, o que representa estado de atenção. Nestas condições, exercícios físicos ao ar livre não são recomendados entre 11h e 15h, e o consumo de água deve ocorrer a todo o momento. À noite, especialistas orientam o uso de toalhas molhadas, recipientes com água ou umidificadores nos quartos, para ampliar a qualidade do sono.