UFJF divulga novo calendário e confirma retorno das aulas em 21 de setembro
Em um primeiro momento, estudantes terão acesso às disciplinas apenas por meio virtual. Site será lançado para tirar dúvidas e prestar informações
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) confirmou, nesta quinta-feira (20), o retorno das aulas para o dia 21 setembro, por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE). A instituição também divulgou as datas do novo calendário acadêmico: o primeiro semestre deve ser encerrado no dia 27 de novembro, e o segundo semestre de 2020 irá de 14 de dezembro a 22 de março de 2021. As datas valem para os campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares. A divulgação dos detalhes ocorreu em live realizada no canal da UFJF no YouTube durante a tarde. O novo calendário acadêmico já foi publicado e está disponível no site da instituição.
O acesso às disciplinas se dará por meio de duas plataformas virtuais: o Moodle, que já era utilizado pela instituição, e o Google, com atividades adequadas a cada um dos espaços, dependendo da necessidade de cada curso. Durante a live, a pró-reitora de Graduação, Maria Carmem Simões, também explicou que a lógica do ensino remoto é diferente do Ensino à Distância (EAD). “No EAD, toda a filosofia e projeto político/pedagógico são pensados, desde o início, para o ambiente on-line. Com o ERE, estamos propondo e apresentando a possibilidade de ensino e aprendizado de forma remota, usando tecnologias de informação, comunicação e todo um escopo de atividades”.
Ela destacou, no entanto, que esse modelo cumpre o objetivo de oferecer uma alternativa, enquanto não é possível reestabelecer as atividades. Os cursos, como reiterou a pró-reitora, continuam sendo presenciais, de modo que, durante a pandemia, serão oferecidas as disciplinas teóricas pelo ERE. As matérias teórico-práticas serão desmembradas quando possível. A parte prática será concluída quando as atividades presenciais estiverem liberadas, assim como as disciplinas que são exclusivamente práticas.
Prazos
Além disso, o ERE terá um site exclusivamente dedicado às informações sobre seu funcionamento e estrutura, que deve ser divulgado nos próximos dias. O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) também trabalha na inclusão de docentes e discentes nas plataformas, e a expectativa é de que o procedimento automático seja concluído nesta sexta-feira (21).
Os departamentos devem disponibilizar as disciplinas que serão oferecidas pelo ERE entre os dias 18 de agosto e 4 de setembro. A previsão de divulgação dos horários das turmas é o dia 11 de setembro. Com isso, os discentes terão entre os dias 12 e 16 de setembro para confirmar as disciplinas que vão cursar pelo ERE, ou se vão assinar o termo de gravação das atividades simultâneas. O ajuste das matrículas, no entanto, pode acontecer até o dia 30 de setembro.
Auxílios e empréstimo de materiais
Nesta semana, a UFJF já tinha lançado editais para três modalidades de auxílio para estudantes da graduação e da pós-graduação, para apoio social e inclusão digital. Durante a live, o pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Souza Freitas, explicou que os alunos que já participavam de algum outro auxílio oferecido pela Proae só precisam se cadastrar no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) no ícone próprio.
Aqueles que ainda não eram atendidos por nenhum programa da Proae, mas podem ser beneficiados, devem fazer contato pelos meios indicados no edital, solicitar o auxílio e encaminhar a documentação de declaração de renda e a página do CadÚnico atualizada. Ele acrescentou que mesmo os alunos que têm acesso ao auxílio emergencial do Governo podem acumular os benefícios.
Ainda durante a live, uma outra forma de apoiar os estudantes, que está em elaboração, foi divulgada pelos representantes da Proae. A ideia é promover uma política de empréstimo de materiais. Esse objetivo passa por três eixos. O primeiro é a possibilidade de emprestar os computadores da instituição, que não estão sendo utilizados. O segundo passa por aprovar uma verba de R$ 1 milhão para comprar notebooks, que seriam emprestados também aos estudantes. Já o terceiro é a criação de uma campanha para doação de equipamentos da comunidade interna e externa para os estudantes. Em todos os três casos, os equipamentos seriam emprestados a alunos matriculados em alguma disciplina remota.