Chuva continua nos próximos dias em Juiz de Fora
Zona de Convergência intensifica áreas de instabilidade; temperaturas devem sofrer ligeira elevação
A segunda semana de janeiro será de tempo nublado, chuvoso e também de muito calor na região. Conforme os meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o aquecimento diurno junto com o transporte de umidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul continua gerando fortes áreas de instabilidade atmosférica sobre boa parte do Sudeste brasileiro. Em Juiz de Fora, o céu fica com nebulosidade bastante variável e ocorrem as típicas pancadas de chuva do verão, de moderada a forte intensidade, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e raios.
Nesta terça-feira (7), a máxima deverá ser 29 graus. As mínimas, pelo menos até a próxima sexta-feira (10), tendem variar de 21 a 23 graus nos termômetros. Nesta segunda-feira (6), a mínima na cidade foi de 18,8 graus e a máxima chegou a 29,8 graus.
Alerta para chuvas fortes
O Inmet emitiu um novo alerta de risco de chuvas intensas, com rajadas de vento, para as cidades que integram a Zona da Mata. O boletim do instituto tem validade até às 9h desta terça-feira (7). Conforme o alerta, as precipitações devem vir em acumulados de 20 milímetros a 30 milímetros por hora ou até em 50 milímetros ao dia. Também há previsão de ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há riscos de falta de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Ocorrências relacionadas às chuvas devem ser comunicadas à Defesa Civil pelo 199 e ao Corpo de Bombeiros, por meio do 193.
A população deve ficar atenta aos deslizamentos de terras e aos alagamentos, como os ocorridos nos últimos dias na cidade. Entre às 20h30 de sábado (4) e 19h de domingo (5), a Defesa Civil de Juiz de Fora registrou 34 ocorrências em função das chuvas. Os bairros mais atingidos, de acordo com a pasta, foram: Santa Luzia, Santa Cecília, Graminha e Ipiranga, na Zona Sul; e São Pedro, na Cidade Alta.