TrofĂ©u ResistĂȘncia destaca personalidades negras em Juiz de Fora
Premiação serå entregue no próximo såbado, às 18h, no Museu Ferroviårio
Em novembro, o mĂȘs da ConsciĂȘncia Negra, atĂ© que se ouve falar sobre temas como racismo, visibilidade, representatividade, entre outras temĂĄticas que fazem sim parte da vivĂȘncia negra, mas nĂŁo sĂŁo sua integralidade. Por que nĂŁo se fala sobre a negritude inerente a movimentos culturais como o Makoomba e o Remiwl? Por que nĂŁo se fala que boa parte das drag queens que tĂȘm movimentado a cena local sĂŁo negras? Por que nĂŁo se fala sobre as especificidades de cada coletivo formado por pessoas negras, e se tacha, a todos eles, a pecha de militĂąncia, de “movimento negro”, como se a individualidade de cada pessoa envolvida nĂŁo fizesse diferença? Buscando por voz, vez e visibilidade Ă s muitas personalidades negras que se destacam em diferentes campos de atuação em Juiz de Fora, o TrofĂ©u ResistĂȘncia foi criado para evitar esses apagamentos, e serĂĄ entregue no prĂłximo sĂĄbado, Ă s 18h, no Museu FerroviĂĄrio (Avenida Brasil 2001, Centro).
A iniciativa Ă© da cantora e militante trans Mc XuxĂș, cidadĂŁ benemĂ©rita de Juiz de Fora, que relatou ter a ideia jĂĄ hĂĄ algum tempo. “Sempre tive vontade de fazer uma premiação assim. Existem vĂĄrias na cidade, mas nenhuma que premia especialmente pessoas negras, que atĂ© recebem homenagens diversas em alguns casos, mas tĂȘm de certa forma, sua negritude invisibilizada e eu sempre me questionei por quĂȘ”, diz a artista. “O artista de Juiz de Fora sofre muito, mas os artistas pretos e as artistas pretas sofrem muito mais, tĂȘm muito menos apoio e reconhecimento, fazem tudo na raça, de forma independente”, pontua a cantora, explicando que o trofĂ©u tambĂ©m foi realizado assim, sem custeamento e tambĂ©m pela via independente. “Toda a votação dos premiados serĂĄ feita pelo Instagram @trofeuresistencia, e as duas pessoas finalistas de cada categoria serĂŁo eleitas tambĂ©m por uma enquete da plataforma. O anĂșncio de cada premiação serĂĄ feito tambĂ©m no aplicativo, Ă s 17h de sĂĄbado, pouco antes da premiação. “A pessoa jĂĄ vai para o prĂȘmio sabendo que ganhou”, explica XuxĂș.
As categorias sĂŁo DJ, Dança, Drag Queen, Digital Influencer, MĂșsica, Festa, Ativista/Militante, Fotografia, Crush, Marca, Coletivo e Look. “Essa Ășltima Ă© para premiar quem se dedicar ao visual na hora da premiação, porque vai ser um festĂŁo tipo tapete vermelho, e serĂĄ votada na hora por um jĂșri”, diz XuxĂș. A escolha desta modalidade serĂĄ feita pela fotĂłgrafa Paula Duarte, o produtor de moda e estilo Higor Carlos e a produtora de mora Negah Silva. O prĂȘmio serĂĄ apresentado pelo artista Wally Castro e pela drag queen BeyoncĂ© Ravell. A noite terĂĄ vĂĄrias apresentaçÔes de artistas negras e negros. Entre as atraçÔes confirmadas estĂŁo, claro, a anfitriĂŁ Mc XuxĂș, a sambista Sandra Portela, o grupo Remiwl e o MC Brackes Mallone. A classificação indicativa do evento Ă© de 14 anos.