Cerca de 12 mil eleitores mineiros devem votar em trânsito
Aqueles que transferiram o voto para outra cidade dentro do mesmo estado de seu domicílio eleitoral poderão votar para todos os cargos
Em Minas Gerais, 12.237 eleitores solicitaram à Justiça Eleitoral transferência temporária para votar em trânsito no dia 7 de outubro (primeiro turno). Desse número, 6.743 eleitores se transferiram temporariamente para outras cidades mineiras. Os outros 5.494 pediram a transferência para votar em trânsito em outros estados brasileiros. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não divulgou o número referente a Juiz de Fora. No país, quase 90 mil eleitores adotaram o procedimento.
Conforme a Justiça Eleitoral, o eleitor que se transferiu para outra cidade dentro da unidade da federação de seu domicílio eleitoral poderá votar em trânsito para todos os cargos. Já o eleitor que se transferiu para cidade de outro estado poderá votar apenas para presidente. Em Minas, o maior número de transferências temporárias para voto em trânsito foi para outras cidades dentro do próprio estado (6.743). Fora de Minas, a maior parte dos eleitores mineiros irá votar em São Paulo (1.618) e no Distrito Federal (539). O voto em trânsito só ocorrerá em uma capital ou cidade com mais de cem mil eleitores.
A transferência temporária – que pôde ser feita entre 17 de julho e 23 de agosto – também permitiu que eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida se transferissem para seções de fácil acesso, no mesmo município onde votam, apenas para as eleições 2018. Em Minas, foram feitas 208 transferências desse tipo para o primeiro turno. Ainda puderam solicitar a transferência temporária membros das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, polícias Civil, Militar, corpos de Bombeiros Militares e Guardas Municipais que estiverem em serviço durante as eleições. Nesse caso, foram feitas 5.031 transferências de eleitores mineiros para outras cidades e estados para o primeiro turno. No caso dos presos provisórios e adolescentes internados em unidades socioeducativas, foram feitas 285 transferências temporárias, sendo que 251 votarão em presídios e unidades de internação em Minas Gerais e 34 nas demais unidades da federação onde estiverem recolhidos.