Tupi bate Tombense e sobe para quinto lugar
Patrick faz único gol do jogo aos 44 minutos do segundo tempo, Galo acaba com invencibilidade rival em Tombos na temporada e se aproxima do G4 da Série C
Com grande atuação do goleiro Vilar e o faro de gol do artilheiro carijó Patrick, o Tupi venceu a terceira partida seguida nesta Série C do Campeonato Brasileiro e, de quebra, desbancou tabu em Tombos, no Estádio Almeidão, na noite deste sábado (16). O Galo derrotou o Tombense por 1 a 0 com gol do centroavante Patrick aos 44 minutos da etapa final e pegou o elevador. O resultado levou o Alvinegro para a quinta posição na tabela, agora com 14 pontos, a um de diferença para o Bragantino (SP), quarto colocado. A ascensão juiz-forana na competição tirou invencibilidade rival como mandante, que durava desde setembro de 2017.
Patrick chegou ao sexto gol na competição, agora mais que a metade da equipe local em toda a Série C (11 gols). Sem parada por conta da Copa do Mundo, o Tupi já volta a campo no próximo sábado (23), às 18h, justamente contra o Bragantino, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
Equipes
O técnico Eugênio Souza comandou o Galo formado por Vilar, Afonso, Sidimar, Mateus e Magalhães; Leo Costa e Leo Salino (Marcel); Rodrigo Dantas (João Vitor), Diego Luís (João William) e Paulinho; Patrick. Já o Tombense, do técnico Ramon Menezes, foi escalado com Darley, Breno (Everton Sena), Wellington, Matheus Lopes e Bruninho; PH, Cássio Ortega (Felipe Costa), Caio César e Polaco (Rubens); Francismar e Daniel Amorim.
Pouco tempo de repetição
A oportunidade de Eugênio repetir a equipe que venceu o Ypiranga na última rodada durou apenas 15 minutos. O meia Rodrigo Dantas sentiu o joelho após sofrer falta e acabou deixando o campo para a entrada de João Vitor. Por coincidência, o Tombense passou a ameaçar o Galo a partir do lance seguinte, pelos lados de campo. Primeiro, Daniel Amorim finalizou prensado na zaga juiz-forana. Aos 20, Vilar deu rebote em chute de Polaco, e Cassio Ortega perdeu chance clara de gol de dentro da área. O goleiro do Tupi apareceu novamente aos 23, ao salvar a equipe em grande defesa após novo chute de Polaco.
Passada a pressão rival, o Tupi equilibrou as iniciativas da partida e quase abriu o placar aos 32 minutos. Afonso chutou cruzado da direita, e Leo Costa e Patrick quase chegaram para marcar na principal chance alvinegra na etapa.
Vilar e Patrick decidem
O duelo entre Polaco, outros jogadores do Tombense e o goleiro carijó seguiu na etapa final. Vilar seguia realizando grandes intervenções, como aos 3 minutos, quando o meia finalizou por cobertura, e o arqueiro alvinegro espalmou a bola para a linha de fundo.
A diferença em relação aos primeiros 45 minutos, contudo, esteve na postura carijó. Mais presente no campo ofensivo, o trio de ataque formado por Paulinho, João Vitor e Patrick ameaçou o gol defendido por Darley em diversas oportunidades. O artilheiro do Galo na competição tentou aos 12, em chute rente à trave mandante, e aos 18, em cabeceio por cima da meta.
A recompensa da perseverança de Patrick, que viu Vilar salvar o Tupi novamente aos 28, em cabeceio de Daniel Amorim, saiu, assim como contra o Volta Redonda, nos minutos finais. A uma volta do ponteiro para o término do tempo normal, João Vitor recebeu bola pela esquerda, chutou de dentro da área e Darley espalmou. Patrick, bem posicionado, empurrou para o fundo da meta adversária e saiu para a comemoração da vitória definida com o último lance.