Acesso ao Aeroporto Regional depende de ligação com a BR-040
A inauguração do novo acesso ao Aeroporto depende da ligação do novo traçado com a rodovia BR-040, na altura da Barreira do Triunfo, Zona Norte. De acordo com a Concer, concessionária responsável pela malha federal, no trecho entre Rio de Janeiro e Juiz de Fora, toda a intervenção será feita pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), mas o projeto executivo ainda está em análise da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). Vencida esta burocracia, caberá, ainda à Concer, firmar um termo de permissão de uso junto ao DEER/MG.
A construção da nova estrada, iniciada em maio de 2013, tem se tornado polêmica em razão do uso inadequado do trecho, iniciado após a conclusão do asfaltamento, no início deste ano. Embora considerado ainda em obra, o traçado de 13,8 quilômetros, que liga a BR-040, na Barreira do Triunfo, à MG-353, em Coronel Pacheco, estava sendo usado de forma irregular por veículos de pequeno e grande porte, incluindo caminhões e carretas.
O problema é que não é possível, ainda, vencer o percurso somente pelo novo acesso e, com isso, estradas vicinais, que não comportam este tráfego, estão ficando sobrecarregadas.
Na semana passada, parte do asfalto da nova estrada foi quebrada, impedindo o acesso de qualquer veículo. O DEER/MG não respondeu se a medida foi adotada com objetivo de evitar o acesso dos motoristas, mas reforçou que apenas moradores locais têm permissão para usar a via. Para os demais, o tráfego de passagem permanece impedido.
Movimentação de máquinas
Na tarde desta quinta-feira (18), era possível observar grande movimentação de máquinas, em atividades de terraplanagem, em um trecho que divide a BR-040 ao acesso para o Aeroporto Regional. Mesmo assim, nenhuma intervenção no trevo em si era feita. Conforme o DEER/MG, a concepção do projeto de engenharia para a intercessão das duas estradas já foi apresentada à Concer e à ANTT e, atualmente, o departamento trabalha na elaboração do projeto executivo, que teria sido solicitado, também, pela agência e a concessionária responsável pela rodovia. Somente depois deste trâmite, o DEER/MG vai executar os serviços. A Tribuna perguntou ao departamento se existe alguma previsão de quando a nova estrada será inaugurada. No entanto, o questionamento não foi respondido.