Estação de Bicicletas da UFJF será reestruturada
A Estação de Bicicletas Compartilhadas da UFJF, serviço criado através de uma parceria entre a UFJF e a Unimed, passará por reestruturação na próxima semana. O local atualmente tem 14 das 30 bicicletas em funcionamento. Na última quarta-feira (27), a Tribuna esteve no local e encontrou sete bicicletas no suporte e 16 entradas para a colocação das bicicletas sem condições de uso. Elas estavam sem o gancho que se prende às bicicletas e com as entradas tapadas por fitas adesivas. Conforme a assessoria de comunicação da Unimed, os equipamentos foram alvos de vandalismo constante nos últimos meses, além disso, duas das bicicletas foram furtadas.
Conforme a Unimed, após as ações criminosas, a segurança foi reforçada na área e houve ainda melhora na iluminação. De acordo com a empresa que gere o projeto, a CompartiBike, além dos problemas com vandalismo e furto, algumas bicicletas foram retiradas do local para passarem por manutenção. Por conta de não estarem todas as bicicletas disponíveis, a própria empresa decidiu tapar as entradas com as fitas adesivas.
25 mil cadastrados
Um dos representantes da empresa, Tomás Martins, informou que a Estação da UFJF será totalmente reestruturada e ganhará 30 novas bicicletas. Além disso, o novo equipamento será mais moderno e deve conseguir dificultar novas ações criminosas. O lançamento da nova estação de bicicletas está previsto para ocorrer no dia 5 de agosto, data que também será lançada uma campanha de conscientização para o uso correto dos equipamentos. Segundo dados da CompartiBike, desde que o serviço foi lançado, em janeiro do ano passado, 25 mil pessoas já se cadastraram para utilizar as bicicletas. Uma média de 50 pessoas utilizam o serviço diariamente.