Juiz de Fora tem 115 casos prováveis de dengue
Em âmbito estadual, foram registradas mais de duas mil novas suspeitas em sete dias
O município de Juiz de Fora chegou a 115 casos prováveis de dengue, conforme boletim semanal da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). Foram 16 novos casos em comparação com os dois últimos informativos, mas a cidade permanece com incidência considerada baixa da doença. Em todo o estado de Minas Gerais, são mais de 70 mil suspeitas da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Com o aumento moderado, Juiz de Fora agora tem incidência de 20,38 casos para cada cem mil habitantes, conforme a SES, número considerado baixo. Na região da Zona da Mata, são 8 municípios com incidência muito alta da arbovirose: Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Piraúba, Rio Pomba, Rodeiro, Tocantins, Ubá e Visconde do Rio Branco.
O município de Tocantins, inclusive, segue sendo a cidade com a mais grave proliferação de dengue em Minas em 2020, com 1.193 casos suspeitos (incidência de 7.185 casos por cem mil habitantes). A boa notícia é que não há aumento no número de casos flagrados pela pasta estadual no município nos últimos dois boletins.
Em âmbito estadual, foram 2.867 suspeitas registradas em sete dias, de modo que Minas tem 71.617 casos prováveis. Os números de óbitos confirmados e em investigação permaneceram em seis e 34, respectivamente.
Zika e chikungunya
Em relação à chikungunya, foram registrados 1.463 casos prováveis da doença neste ano em todo o estado, com um óbito suspeito em Campo Belo. Em Juiz de Fora, foram 10 casos notificados até então.
Já em relação à zika, foram registrados 347 casos prováveis em 2020, sendo 38 em gestantes. Juiz de Fora tem uma notificação registrada até o momento.