Acúmulo de lixo aumenta proliferação de insetos e dificulta passagem de pedestres na Zona Sul

Moradores denunciam problemas na Rua São Mateus com a Coronel Pacheco


Por Tribuna

18/02/2025 às 11h11- Atualizada 19/02/2025 às 16h23

vu sao matues
Foto: Contribuição da leitora

Uma leitora da Tribuna denunciou o acúmulo excessivo de lixo na esquina das ruas São Mateus e Coronel Pacheco, na Zona Sul de Juiz de Fora. Segundo ela, que mora na região há dois anos, o local sempre foi utilizado pelos moradores para colocar os resíduos nos dias de coleta. No entanto, a situação tem se agravado, com a quantidade de lixo chegando a obstruir a calçada, obrigando pedestres a caminharem pela rua, o que aumenta o risco de acidentes.

Em alguns dias, o volume de resíduos extrapola o espaço e invade a via. Além disso, moradores relatam a presença constante de insetos, principalmente baratas. Mesmo com os estabelecimentos da região seguindo recomendações para utilizar sacos reforçados, parte do lixo acaba se espalhando quando os caminhões de coleta passam, deixando a rua suja, com cheiro ruim e aumento a proliferação dos insetos.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que “realizará uma operação intersetorial com as equipes de Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (SEDUPP) e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) para a notificação e ação educativa com os moradores e comerciantes da região com as devidas orientações de descarte de lixo que devem ser realizadas conforme preconiza o Código de Posturas do Município”.

Flagrantes denunciando problemas urbanos podem ser enviados para o WhatsApp da Tribuna, cujo número é (32) 98405-5888, ou para o e-mail [email protected].

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.