Ponto de ônibus é vandalizado na Av. Rio Branco

Pena para vandalismo pode chegar a um ano de prisão e multa


Por Vinicius Soares*

12/08/2024 às 13h12- Atualizada 12/08/2024 às 13h13

ponto de ônibus
Foto: Felipe Couri

A reportagem da Tribuna flagrou um ponto de ônibus vandalizado na Avenida Barão do Rio Branco, em frente a rua Mister Moore. Conforme o artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), tal delito prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem “pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano”. A multa estipulada para atos de pichação, vandalismo ou depredação contra o patrimônio público ou o patrimônio de terceiros é de R$ 5 mil, dobrando o valor em caso de reincidência.

Demandada, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) afirmou que “a manutenção destes pontos de ônibus da Avenida Rio Branco é de responsabilidade do Consórcio Via JF que já foi comunicado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) da situação para tomar as providências necessárias”.

Flagrantes denunciando problemas urbanos podem ser enviados para o WhatsApp da Tribuna, cujo número é (32) 98405-5888, ou para o e-mail [email protected].

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.