Cataguases recebe prêmio Cidades Inteligentes por parceria público-privada

Serviços incluem a substituição de toda a iluminação pública por lâmpadas em LED, dez usinas fotovoltaicas e 68 câmeras de segurança


Por Tribuna

29/06/2023 às 13h43

O município de Cataguases, situado a cerca de 120 quilômetros de Juiz de Fora, recebeu nesta semana o Prêmio Cidades Inteligentes, em Belo Horizonte. Desenvolvido com apoio do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) e executado pela Enel X Brasil, vencedora da licitação, o projeto premiado foi a parceria público-privada, na modalidade de concessão administrativa, que inclui um pacote de serviços já em fase de implantação pela empresa vencedora.

“O nosso projeto de cidade inteligente já começa a virar realidade, com iluminação em LED para bairros, distritos, vias centrais e, em breve, vai atender 100% do município com essa tecnologia, com oferta também de mais segurança”, afirmou o prefeito José Henriques, que recebeu o troféu na última terça-feira (27), em solenidade no Hotel Royal Golden Savassi, na abertura do Fórum Internacional de Minas Gerais. Além de Cataguases, outros 15 municípios brasileiros tiveram seus projetos reconhecidos.

Segundo a Prefeitura de Cataguases, os serviços previstos em contrato incluem a substituição de toda a iluminação pública do município por lâmpadas em LED; construção de 10 usinas fotovoltaicas para suprir a necessidade dos prédios municipais com energia limpa produzida por meio da luz do sol; instalação de 26 quilômetros de fibra ótica que vão levar internet de alta velocidade para os serviços públicos municipais; 17 locais públicos com instalação de rede de internet por sistema de wi-fi; 35 pontos de monitoramento urbano com 68 câmeras de segurança e a construção de um Centro de Operação para a análise das imagens de segurança captadas.

“O Cidades Inteligentes – Fórum Internacional de Minas é o primeiro congresso voltado à agenda Smart Cities das Gerais. Fundado em 2017 pela Govtech Brasil Master, em Belo Horizonte, a iniciativa nasceu da visão de fortalecer e dar visibilidade aos projetos relacionados direta e indiretamente ao tema, desenvolvidos pelos municípios”, destacou a Prefeitura.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.