Adolescentes de 15 e 16 anos morrem afogados em lagoas da região durante fim de semana
Os casos aconteceram em Carandaí e Alfredo Vasconcelos; lagoas tinham mais de 5 metros de profundidade
Dois adolescentes morreram afogados em lagoas da região durante o fim de semana. Um dos casos aconteceu no final da tarde de sábado (22), quando um jovem de 16 anos foi brincar em uma lagoa, na zona rural de Alfredo Vasconcelos, próxima ao Pátio Itajuru, e escorregou nas margens do lago. Ele entrou em pânico e não voltou mais à superfície. O outro caso aconteceu com um jovem de 15 anos, em uma lagoa no município de Carandaí, a cerca de 130 km de Juiz de Fora. O Corpo de Bombeiros foi acionado em ambos os casos e constatou o óbito.
Adolescente de 16 anos teria ido na lagoa para “se refrescar”
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Barbacena, uma testemunha que estava no local e era amiga da vítima informou que ela e o adolescente de 16 anos teriam ido ao local para se refrescar. Quando o jovem submergiu e não retornou, entrou em contato com as autoridades, que foram rapidamente até o local.
Lá, foram feitas tentativas de salvamento aquático à vítima submersa. A equipe realizou vários mergulhos livres no local apontado pela testemunha, que tinha profundidade aproximada de 5 metros. Outra equipe se deslocou até o local com materiais de mergulho autônomo para auxiliar na localização do jovem. Quando a equipe encontrou a vítima, a Unidade de Suporte Avançado (USA/SAMU) já se encontrava no local e a médica responsável constatou o óbito.
A Perícia da Polícia Civil foi acionada e efetuou seus trabalhos de praxe. O corpo do jovem foi entregue ao agente da Funerária Zelo que se fez presente no local.
Lagoa em Carandaí tinha profundidade de até 8 metros
Em Carandaí, a vítima, de 15 anos, chegou a ser retirada da lagoa por populares. O Corpo de Bombeiros de Conselheiro Lafaiete fez tentativas de manobras de reanimação cardiopulmonar, mas o jovem já tinha ido a óbito. Não há informações sobre o ponto exato em que o corpo do adolescente foi encontrado ou sobre como o afogamento ocorreu.
De acordo com o proprietário do estabelecimento, no Bairro Praia, a lagoa tem aproximadamente 200 metros de comprimento, 25 metros de largura e atinge uma profundidade de até 8 metros.
Bombeiros fazem recomendações para evitar afogamento
Os bombeiros recomendaram que, diante das situações, sejam tomados alguns cuidados importantes para se evitar afogamentos. É necessário que os indivíduos não entrem em locais desconhecidos, evitem deixar crianças sozinhas perto da água e nunca superestimem a sua capacidade de nadar ou a de terceiros. Além disso, foi recomendado evitar brincadeiras indevidas próximas da água e evitar ingerir bebida alcoólica ou fazer o uso de qualquer entorpecente antes de entrar nesses ambientes.
Tópicos: Afogamento / Alfredo Vasconcelos / carandaí