Casal se perde na Serra de São José e é resgatado pelos bombeiros
Este é o segundo caso semelhante no local registrado pelos militares em uma semana
Um casal, sem idades informadas, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros na noite desse domingo (19), após se perder durante passeio na Serra de São José, nas proximidades do Marco Zero da Estrada Real, em Santa Cruz de Minas, município distante cerca de 160 quilômetros de Juiz de Fora.
De acordo com a corporação, as vítimas relataram terem saído para uma caminhada no final da tarde, pela trilha no acesso das Águas Santas, com o objetivo de chegar à Cachoeira do Bom Despacho, mas se perderam no caminho. O casal fez contato com os bombeiros, que se se deslocaram até a referência indicada pela dupla e conseguiram localizar os dois.
“Como estava muito escuro, eles se perderam da trilha que pretendiam percorrer. Quando nós chegamos, os dois estavam bem, apenas um pouco assustados e com muita sede, mas sem ferimentos. Nós os localizamos, oferecemos nossa água e os encaminhamos para um local seguro”, explicou o sargento Ávila, que chefiou a equipe durante as buscas.
Ainda segundo o sargento, o uso do GPS do celular foi fundamental para a localização das vítimas. “O sargento Oliveira, um dos militares que participaram das buscas, anotou o celular do solicitante e pediu que ele encaminhasse, via aplicativo de mensagens, sua localização. Deste modo, pudemos nos deslocar pela trilha nos pontos mais certeiros. Após algum tempo de caminhada, nós fizemos sinais com nossas lanternas e pudemos ver as luzes dos celulares deles”, conta o militar.
As vítimas estavam nas proximidades da Cachoeira do Índio e foram levadas até um local seguro. Ainda de acordo com os bombeiros, eles dispensaram atendimento médico.
Bombeiros pedem planejamento após novo caso em serra
O resgate do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei foi o segundo semelhante em uma semana. Como divulgado pela Tribuna, no domingo anterior (12), outro casal, de jovens de 14 e 22 anos, também foi encontrado pelos militares após se perder, mas durante oração na Serra do Lenheiro, em São João del-Rei.
De acordo com o sargento Ávila, alguns cuidados são necessários na hora de optar por este tipo de passeio. “No caso deste domingo, as vítimas saíram já no final da tarde, um horário não recomendado pela pouca visibilidade. Além disso, eles não conheciam bem o local e estavam com roupas e calçados que não são os ideais para este tipo de caminhada”, afirma. Além disso, a corporação enfatizou a necessidade de um planejamento para a realização dos passeios que envolvam desde a rota até o horário e a escolha das roupas a serem utilizadas. “É importante também estar munido de celulares, lanternas e água potável. Caso haja alguma emergência, basta ligar para o 193”, conclui o sargento.