Novo palco: Cultural Bar anuncia fim das atividades no atual ponto comercial
Casa terá programação de despedida até o fim de junho e irá reabrir em nova localidade no segundo semestre

O Cultural Bar, tradicional casa de shows de Juiz de Fora, anunciou nesta quarta-feira (23) o fim de suas atividades no atual ponto comercial – localizado na Avenida Deusdedith Salgado 3955. O novo local será divulgado em breve. A reestreia da casa em nova localidade será no segundo semestre. De acordo com Luqui di Falco, um dos sócios majoritário do Cultural, até o final de junho a casa conta com uma programação especial de despedida.
“Não estamos divulgando o fim do Cultural. O Cultural no segundo semestre estará se reposicionando em um novo local, com uma nova ideia”, afirma Luqui em vídeo divulgado à imprensa.
‘Alma cigana’ do Cultural Bar
Antes de se tornar Cultural Bar, em 1998, a casa começou como Prova Oral, no ano de 1985. “Essa história começou com o Prova Oral, outro bar de música ao vivo na cidade. Essa ‘alma cigana’ vem desenhando a arte na cidade e os corredores culturais há muito tempo”, destaca Luqui.
De volta ao rock
Além da alteração do local, o Cultural pretende retornar às raízes da casa, dando prioridade ao rock e suas diferentes vertentes. Entretanto, isso não significa que os diversos gêneros musicais não estarão presentes na casa. Outra mudança é que no novo espaço a casa pretende proporcionar mentorias para músicos locais, sobre o branding e o mercado da música. A ideia é “envolver os artistas no dia a dia, para que o público se conecte mais aos artistas”, como explica o produtor executivo do Cultural, Sandro Massafera. Ainda nesse sentido, está sendo programada a estreia de um podcast, chamado “Rock is dead”.
O produtor ainda destaca que a infraestrutura no novo local será melhor. Além disso, onde hoje o Cultural é sediado, existe um estúdio de ensaio e gravação, que também será reaberto na nova sede. O intuito é seguir fomentando arte e cultura em Juiz de Fora, articulando shows de artistas locais e nacionais.
*Estagiário sob supervisão da editora Cecília Itaborahy
Tópicos: Cultural Bar