Jovens são resgatados após se perderem em caminhada religiosa
Segundo o Corpo de Bombeiros, Serra do Lenheiro, em São João del-Rei, é frequentada por grupos de oração
Dois jovens, de 14 e 22 anos, foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros (CBMMG) na noite deste domingo (12), após se perderem durante oração na Serra do Lenheiro, em São João del-Rei – município a 160 km de Juiz de Fora. Segundo o chefe da equipe de buscas, sargento Soares, o local era de acesso “complicado”.
A dupla havia saído por volta das 14h para a caminhada religiosa. No retorno, porém, eles se perderam e começaram a gritar por ajuda. Um morador de um sítio próximo daquela região ouviu o pedido de ajuda e ligou para o Corpo de Bombeiros.
Apitos, gritos e drone de visão noturna
“Fomos acionados já no início da noite. Tratava-se de um local de acesso bastante complicado, com mata densa e algumas regiões alagadas. Além disso, os dois jovens não estavam com celulares, o que impossibilitou qualquer tipo de comunicação direta”, explicou o sargento que liderou o resgate.
Com a dificuldade de contatar os jovens, o resgate foi articulado a partir de comunicação sonora como apitos e gritos. Um drone com câmera de visualização noturna também foi utilizado para tentar superar a ausência da luz solar.
Após algum tempo, não especificado pelos bombeiros, os jovens foram encontrados, com algumas escoriações e assustados. Eles foram levados para junto de seus familiares sem ferimentos significativos.
LEIA MAIS notícias sobre a região
Bombeiros alertam para cuidados ao passear em serras
Para realizar trilhas em regiões de serra ou montanha é importante seguir algumas recomendações, conforme observa o CBMMG. A pessoa deve buscar locais sinalizados e evitar sair desse caminho, ir com alguém que conheça o trajeto e, também, estar equipado com itens que possibilitem a localização e o contato, tal como celular e GPS.
O período da manhã é mais indicado, de modo a evitar passeios longos entre o meio e o fim da tarde, quando já está mais próximo de escurecer. “Caso esteja perdida, a pessoa deve tentar manter a calma, procurar um local seguro e entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do 193”, instrui o sargento Soares.