Homem é torturado e morto dentro de cela em penitenciária da região

Sejusp afirma que morte ocorreu após briga entre detentos e que investigação foi instaurada


Por Pâmela Costa

13/01/2026 às 12h00- Atualizada 13/01/2026 às 15h45

Um homem de 38 anos, que estava preso na Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Júnior, em Muriaé – a cerca de 160 quilômetros de Juiz de Fora, foi torturado e morto na tarde desta segunda-feira (12), dentro de sua cela. 

A vítima, que estava há menos de um ano na Penitenciária de Muriaé, para onde foi encaminhada ainda em março de 2025, foi encontrada pelos policiais penais já sem vida. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) informou que a morte foi causada “em decorrência de uma briga com outro custodiado”.

À reportagem, a pasta de segurança pública do estado afirmou que todas as medidas cabíveis foram adotadas pela direção da penitenciária. Um procedimento interno foi instaurado para investigar as circunstâncias do crime.

A Polícia Civil esteve no local para realizar os procedimento padrões, como perícia e investigação do caso. O detento suspeito do crime vai responder administrativamente e criminalmente pelo crime, disse a Sejusp.  

Tópicos: sejusp

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.