Onda de calor: Inmet emite alerta de altas temperaturas em Juiz de Fora

Meteorologista cita pancadas de chuva nos próximos dias, típicas do verão


Por Bernardo Marchiori

13/01/2026 às 14h43- Atualizada 13/01/2026 às 15h00

As temperaturas em Juiz de Fora tem previsão de permanecerem até 5 graus acima da média até o fim desta quarta-feira (14). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, que representa perigo, a partir da tarde de segunda (12), citando potencial risco à saúde.

A meteorologista do órgão, Anete Fernandes, afirma que as temperaturas extremas no período são características da estação. “Estamos passando pelo verão e pelo auge da estação chuvosa, quando as nuvens controlam a temperatura.”

Por isso, segundo ela, as maiores temperaturas do ano não costumam ser registradas nesta época, mas entre o fim do inverno e o início da primavera, quando o céu permanece, na maior parte do tempo, claro. “A ausência de chuva ou as precipitações em forma de pancada favorecem para que as temperaturas fiquem mais elevadas”, complementa.

“Foram registradas temperaturas da ordem de 37 e 38 graus em Coronel Pacheco e Muriaé nos últimos dias. Como no Rio de Janeiro os termômetros estavam chegando a 40 graus e não há aviso de calor extremo, publicamos alerta de onda de calor por ter começado no fim de semana, desde domingo. Para dar um sinal, avisando de dias consecutivos nessas condições”, acrescenta Anete.

Como fica o tempo após a onda de calor?

A expectativa para os próximos dias para a Zona da Mata, conforme a meteorologista, é de chuvas isoladas e pontuais – as “típicas pancadas de verão”, sobretudo terça e quarta. “Isso pode reduzir um pouco o calor, mas as temperaturas continuam elevadas para essa época do ano.”

A cidade está, inclusive, sob alerta amarelo para tempestade, válido até 23h59 de quarta-feira (14). De acordo com o aviso, a cidade pode ter chuva de até 30 milímetros por hora e ventos intensos.

Os termômetros podem variar entre 20 e 30 graus em Juiz de Fora na terça. Na quarta, a previsão é de céu parcialmente nublado com pancada de chuva e trovoada isolada, além de temperaturas entre 19 e 28 graus. Na quinta, na sexta e no sábado, céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva.

As temperaturas ficam da seguinte forma: na quinta, entre 18 e 28 graus; na sexta, entre 17 e 29 graus; e no sábado, entre 18 e 28 graus. “Nesses três dias, a chance de chuva é pequena. Mas devido às temperaturas altas e à disponibilidade de umidade em médios níveis da atmosfera, não se pode descartar a ocorrência”, finaliza Anete.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.