Tópicos em alta: polícia / chuva

Cidades da região contabilizam prejuízos após chuvas

Ubá foi um dos municípios mais afetados e ficou alagado após fortes precipitações. Também sofreram com a enchentes os municípios de Visconde do Rio Branco, Ervália, Além Paraíba, Passa Vinte e Guidoval

Por Tribuna

12/03/2018 às 13h25

Diversas cidades da região sofreram com o grande volume de chuvas que caiu durante o final de semana. Ubá foi um dos municípios mais afetados e ficou alagado após fortes precipitações que atingiram especialmente a região das cabeceiras do Ribeirão Ubá, na noite deste sábado (10). A Prefeitura do município decretou situação de emergência no domingo. Segundo levantamento inicial, 10 mil pessoas foram diretamente atingidas pelas chuvas em Ubá. Uma família está desabrigada, sendo encaminhada para a Casa Cidadã. Outras 130 famílias ficaram desalojadas, perdendo cerca de 80% dos seus bens pessoais. Uma campanha para arrecadação de itens, principalmente material de limpeza, alimentos e água, já foi iniciada. As doações podem ser entregues no Fórum Cultural (Praça São Januário).

chuva-em-ubá-prefeitura4 chuva-em-ubá-prefeitura2 chuva-em-ubá-prefeitura3
<
>
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ubá

LEIA MAIS:

Cinco residências e um estabelecimento comercial de Ubá foram interditados, por motivos como risco de desabamento, desabamento de encostas e de muros e alagamentos. Na área urbana, duas pontes foram interditadas. Já na Zona Rural, duas pontes de madeira foram arrastadas pela enxurrada. As aulas na Rede Municipal de Ensino foram suspensas nesta segunda-feira e estão previstas para retornar na terça. As creches funcionarão normalmente. A Copasa informou que as duas Estações de Tratamento de Água já foram religadas. A previsão era que o abastecimento de água fosse normalizado em toda a cidade ainda na manhã de segunda-feira. O gabinete de crise, formado para tomar decisões acerca dos problemas causados pela chuva, se reuni novamente pela manhã.

Confira um balanço dos estragos provocados pelas chuvas em outros municípios da região:

 

Ervália

Córregos transbordaram pela cidade e causaram alagamento em diversos pontos. Cerca de 40 famílias ficaram desalojadas por conta dos alagamentos. Essas pessoas foram abrigadas em casas de parentes. Sete carros foram inundados. A Prefeitura de Ervália ainda informou que houve deslizamentos de terra, mas sem gravidade. Ainda não há informações de campanhas de arrecadação de roupas, alimentos e móveis para os desalojados. A limpeza da cidade foi iniciada no domingo e continua durante esta segunda-feira.

 

Visconde do Rio Branco

O conteúdo continua após o anúncio
Foto: Divulgação/Prefeitura de Visconde do Rio Branco

O município registrou mais de 50 mm de chuvas, mas, segundo a Prefeitura, não houve ocorrências graves. Árvores caíram na Zona Rural, e houve um acúmulo de lama em um ponto da Avenida São João Batista. A Prefeitura já fez a limpeza do local e retirou as árvores da via no domingo.

 

Além Paraíba

Uma casa, que já tinha sido interditada pela Defesa Civil do município, desabou. Como a propriedade já estava isolada, não havia ninguém no momento do desabamento. A Prefeitura do município informou que não houve  outra ocorrência de destaque.

 

Passa Vinte

Após cinco horas de chuva, houve deslizamento na ponte da divisa que liga o município ao estado do Rio de Janeiro. A terra impediu a passagem, mas a Prefeitura desobstruiu o caminho ainda na madrugada de sábado.

 

Guidoval

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guidoval

Na madrugada de domingo, o município de Guidoval também foi acometido por fortes chuvas, especialmente nas cabeceiras dos rios que estão à montante do Xopotó. A Prefeitura informou que, tão logo constatado o fato, acionou imediatamente o plano de contingência da Defesa Civil e, desde então, as equipes de trabalho vem somando forças no posto de comando localizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Estão presentes no município representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Equipes da Assistência Social e Saúde já estão atuando em atenção aos atingidos e todos os servidores de Obras e Transportes foram convocados para atuar a partir da manhã de segunda. A Defesa Civil encontra-se de plantão e atua com apoio do Corpo de Bombeiros no auxilio aos afetados. As aulas das redes municipal e estadual estão suspensas até terça-feira.

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail



Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia