Preso foge de presídio em Matias Barbosa

Desde agosto desse ano, unidade prisional estava funcionando como porta de entrada para o sistema prisional da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Juiz de Fora


Por Pâmela Costa

06/10/2023 às 15h21

Um detento, de idade não informada, conseguiu fugir do presídio de Matias Barbosa enquanto policiais penais encaminhavam outro preso à cela em que ele estava. Na tentativa de capturar o criminoso que fugiu, um dos servidores chegou a realizar disparos com arma de fogo em direção ao homem. Porém, a munição não deflagrou. O caso aconteceu na noite desta quinta-feira (5), no município localizado a cerca de 20 quilômetros de Juiz de Fora.

Segundo o Registro de Ocorrência de Eventos de Defesa Social (Reds), durante o turno, os policiais foram até o pavimento superior da unidade para realizar o procedimento padrão de tranca de um detento que estava trabalhando na faxina. Entretanto, eles foram surpreendidos por outro preso no momento em que o primeiro estava entrando na cela. Neste instante, ele empurrou o detento em direção à porta para evitar que ela fosse fechada de imediato.

Com essa brecha, o preso saiu da cela e correu em direção ao telhado. Na tentativa de freiar a ação do homem, um dos quatro agentes que estavam no presídio efetuou um disparo de arma fogo calibre .12 em direção ao fugitivo, mas a munição não deflagrou.

Ao passo que o preso seguia em frente, outro policial penal subiu no telhado do local para o perseguir, não o alcançou a tempo. Já na parte lateral da unidade prisional, o detento conseguiu se dirigir até o telhado de uma casa vizinha e acessar a mata no fundo do terreno. A perseguição continuou em meio à mata, mas sem sucesso.

Ainda no documento dirigido ao delegado de Polícia Judiciária, consta que um dos agentes relatou que a chuva intensa aliada a problemas na rede elétrica da unidade prisional e do entorno teria dificultado a ação de captura do suspeito.

A Tribuna procurou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e a unidade prisional para falarem sobre o assunto, mas não obteve retorno até o momento da publicação desta matéria. O homem continua foragido.

Unidade é porta de entrada para presos da região

O presídio de Matias Barbosa se tornou porta de entrada para novos presos provisórios em agosto deste ano. A mudança no local de ingresso para pessoas detidas se deu após sucessivos problemas na Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, no Bairro Linhares, Zona Leste.

Superlotação, más condições estruturais e mortes suspeitas fizeram com que a Sejusp, responsável pelo sistema prisional, alterasse a dinâmica de admissões para pessoas recém-privadas de liberdade de Juiz de Fora para a cidade vizinha.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.