Lima Duarte registra surto de Covid-19 após festas de fim de ano
No total, 26 pessoas testaram positivo para a doença em apenas um dia; município não registrava novos casos havia um mês
O município de Lima Duarte passa por um momento de crescimento do número de casos de Covid-19, logo após o período de festas de fim de ano. O cenário preocupante foi motivo de alerta feito pela Prefeitura de Lima Duarte em publicação nas redes sociais na última terça-feira (4). Em um dia, 26 pessoas testaram positivo para a doença na cidade. A suspeita do Poder Público municipal é que o recrudescimento da pandemia esteja relacionado a uma festa ocorrida no distrito de Conceição do Ibitipoca e que também seja reflexo de circulação da variante Ômicron, que ainda não foi confirmada de forma oficial no município. Nesta quarta-feira (5), a Prefeitura suspendeu os eventos programados para o mês de janeiro.
Em contato com a Tribuna via assessoria, a Prefeitura explicou que, na terça, foi notada a intensificação de pessoas sintomáticas em unidades de saúde do município. O Executivo, então, adotou a estratégia de testar também as pessoas que tiveram contato com os positivados, identificando outros casos e chegando ao total de 26 pessoas contaminadas entre terça e esta quarta. Outros 27 foram testados, mas tiveram resultado negativo para a doença.
Para além do alto número de casos em pouco tempo, chama a atenção o aumento logo após um longo período sem que o município registrasse novas contaminações. No dia 2 de dezembro, Lima Duarte havia chegado ao patamar de 937 casos confirmados durante toda a pandemia, número que permanecia intacto desde então. Em função do aparente arrefecimento da pandemia, a Prefeitura local havia emitido comunicado na segunda-feira (3) informando que por estar “sem a manifestação de novos casos de Covid-19 na cidade há quase 30 dias”, passaria a publicar o boletim epidemiológico apenas semanalmente. Na publicação, entretanto, alguns moradores da cidade já alertavam para novos casos surgidos após as festas de fim de ano.
Em novo comunicado, na terça, a Prefeitura de Lima Duarte informou que a cidade passa por “um aumento significativo” de casos de Covid-19, relacionando a alta à variante Ômicron, “que rapidamente está circulando pela Zona da Mata mineira e em todo o estado de Minas Gerais”. Entretanto, até o momento, não há confirmação de circulação da cepa em Lima Duarte.
Medidas adotadas
A Prefeitura destacou que “a principal medida adotada é a testagem massiva. Dessa forma, será possível isolar os contaminados e fazer com que essa onda seja passageira. Uma equipe do SUS foi destinada para Ibitipoca hoje (quarta) e realiza a testagem massiva em empresários, comerciantes e pessoas que tiveram contato com turistas ou familiares infectados”, afirma o Município, em nota encaminhada pela assessoria à Tribuna nesta quarta. Um registro encaminhado por uma moradora de Ibitipoca à reportagem mostra diversas pessoas aguardando em frente a uma unidade de saúde no distrito. Além disso, a Prefeitura suspendeu todos os eventos programados para o mês de janeiro no município.
O Poder Público, por outro lado, lembrou que o município tem cerca de 98% do público-alvo vacinado contra a doença e que, ainda que haja aumento no número de positivados, “serão casos brandos”. Com o cenário, a Prefeitura afirma não haver necessidade de criar ambiente de insegurança. “Em breve, daremos início à vacinação para as crianças de 5 à 11 anos de idade, tão logo o Governo federal nos conceda as doses dos imunizantes. Por enquanto, seguiremos mantendo os protocolos de higienização e conscientizando mais e mais pessoas de que a vacinação é a única coisa que nos protege das modalidades graves da Covid-19”, complementa.
Tópicos: coronavírus