Detento denuncia estupro dentro de penitenciária em JF

Estado instaurou procedimento para apurar administrativamente a possível situação de violência sexual


Por Sandra Zanella

20/05/2025 às 17h02

Um detento, de idade não informada, denunciou crime de estupro dentro da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, no Bairro Linhares, Zona Leste de Juiz de Fora. De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), um procedimento interno foi instaurado para apurar administrativamente a possível situação de violência sexual sofrida por um dos acautelados na unidade. Paralelamente, as investigações criminais são de responsabilidade da Polícia Civil.

“Na última sexta-feira (16), policiais penais foram acionados pelo setor de saúde da penitenciária, onde um custodiado em atendimento alegava que estaria sendo obrigado a manter relacionamento afetivo e sexual com outro preso, e era ameaçado por colegas de cela. Imediatamente, ele foi encaminhando para exame de corpo de delito e, posteriormente, alocado em outra cela”, informou a Sejusp, por meio de nota.

Ainda de acordo com a pasta, os presos que estão envolvidos na ocorrência de estupro serão ouvidos durante as apurações administrativas. Outros detalhes não foram divulgados.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.