Juiz de Fora completa mais de 40 dias sem chuva; previsão indica mudança no tempo

Estiagem está longe de bater recordes históricos na cidade, que possui média de 73 dias sem chuva durante período de seca


Por Tribuna

23/07/2025 às 16h15

tempo seco jf felipe couri
Umidade relativa na casa dos 40% não apresenta risco segundo a OMS (Foto: Felipe Couri)

Juiz de Fora chegou nesta quarta-feira (23) ao 44º dia consecutivo sem registro de chuva, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A última precipitação na cidade foi registrada em 10 de junho, com volume de apenas 4,6 milímetros.

Apesar do tempo seco, o atual período de estiagem ainda está longe de bater recordes. A maior sequência sem chuvas registrada na cidade ocorreu em 1963, quando Juiz de Fora ficou 113 dias sem precipitações. A média histórica para os meses mais secos do ano, de acordo com o Inmet, é de 73 dias sem chuva.

A previsão indica que esse cenário deve começar a mudar. Uma frente fria avança sobre o Sudeste e pode alterar as condições do tempo entre quinta (24) e sexta-feira (25), trazendo aumento da nebulosidade e possibilidade de chuva fraca e isolada em Juiz de Fora.

Nesta quarta-feira (23), os termômetros registraram máxima de 24 graus e mínima de 14,6 graus em Juiz de Fora, segundo dados do 5º Distrito de Meteorologia do Inmet, instalado no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A umidade relativa do ar atingiu 47% ao longo do dia, índice considerado moderadamente baixo pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas ainda sem representar risco.

Enquanto algumas regiões de Minas Gerais estão sob alerta do Inmet devido à baixa umidade, a Zona da Mata, por enquanto, permanece fora da área de perigo.

Com a chegada de uma frente fria, a previsão para esta quinta-feira (24) é de queda nas temperaturas, com máximas entre 20 e 22 graus. O céu deve permanecer encoberto durante o dia, com possibilidade de chuva fraca e isolada em alguns pontos da cidade.

Fim de semana volta a ter tempo firme

A mudança no tempo, no entanto, será passageira. No fim de semana, o sol volta a aparecer entre nuvens e a previsão é de tempo firme, sem chance de chuva. No sábado (26), as temperaturas devem variar entre 13 e 23 graus; no domingo (27), entre 14 e 25 graus.

A umidade relativa do ar, que vem se mantendo em torno de 40%, deve oscilar nos próximos dias, com tendência de leve melhora temporária durante a passagem da frente fria.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.