Grupos de direita fazem ato em Juiz de Fora no Dia da IndependĂȘncia
Movimento teve inĂcio no Bairro SĂŁo Mateus e se dispersou na Praça da Estação, com gritos de ordem e manifestaçÔes de apoio ao presidente Jair Bolsonaro
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) realizaram uma manifestação nas ruas de Juiz de Fora nesta quarta-feira (7), dia que marca a comemoração dos 200 anos da declaração de IndependĂȘncia do Brasil. O ato foi organizado pelo Movimento Brasil Republicano (MBR) e o Nas Ruas e teve concentração na Praça Jarbas de Lery, no Bairro SĂŁo Mateus, regiĂŁo Sul, com os manifestantes partindo em passeata pelas vias centrais atĂ© a Praça da Estação, onde aconteceu a dispersĂŁo.
Ao longo da manifestação, o grupo protestou com faixas e gritos de ordem contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o ex-presidente e atual candidato Ă presidĂȘncia, Luiz InĂĄcio Lula da Silva (Lula, PT), alĂ©m de se colocar favoravelmente Ă reeleição do presidente Bolsonaro. O ato ainda pediu a implantação do voto impresso para as eleiçÔes de outubro.
A manifestação acontece apĂłs convocação nacional realizada pelo prĂłprio chefe do Executivo, incluindo pautas relacionadas Ă implementação do voto impresso e a âliberdade de expressĂŁoâ. Em agosto, durante comĂcio em Juiz de Fora que marcou o inĂcio da campanha pela eleição, o presidente convocou seus apoiadores a irem Ă s ruas âpela Ășltima vezâ no feriado da IndependĂȘncia. O prĂłprio presidente deve participar de ato no Rio de Janeiro, Ă tarde. Pela manhĂŁ, ele participou de desfile cĂvico-militar oficial em BrasĂlia.Â
O itinerĂĄrio do movimento, que estendeu-se das 10h Ă s 12h30, incluiu, apĂłs a saĂda pela Praça Jarbas de Lery, no SĂŁo Mateus, a Avenida Itamar Franco e a Praça AntĂŽnio Carlos. O ato foi encerrado por volta de 12h30 com uma oração.
Durante o trajeto, houve provocaçÔes entre juiz-foranos contrĂĄrios ao presidente e manifestantes. Entretanto, nenhuma ocorrĂȘncia grave foi registrada ao longo do percurso, que, conforme a PolĂcia Militar, transcorreu de forma pacĂfica.
Tópicos: eleiçÔes 2022