Grupos de direita fazem ato em Juiz de Fora no Dia da Independência

Movimento teve início no Bairro São Mateus e se dispersou na Praça da Estação, com gritos de ordem e manifestações de apoio ao presidente Jair Bolsonaro


Por Tribuna

07/09/2022 às 12h49- Atualizada 08/09/2022 às 09h52

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) realizaram uma manifestação nas ruas de Juiz de Fora nesta quarta-feira (7), dia que marca a comemoração dos 200 anos da declaração de Independência do Brasil. O ato foi organizado pelo Movimento Brasil Republicano (MBR) e o Nas Ruas e teve concentração na Praça Jarbas de Lery, no Bairro São Mateus, região Sul, com os manifestantes partindo em passeata pelas vias centrais até a Praça da Estação, onde aconteceu a dispersão.

Ao longo da manifestação, o grupo protestou com faixas e gritos de ordem contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o ex-presidente e atual candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (Lula, PT), além de se colocar favoravelmente à reeleição do presidente Bolsonaro. O ato ainda pediu a implantação do voto impresso para as eleições de outubro.

<
>

A manifestação acontece após convocação nacional realizada pelo próprio chefe do Executivo, incluindo pautas relacionadas à implementação do voto impresso e a “liberdade de expressão”. Em agosto, durante comício em Juiz de Fora que marcou o início da campanha pela eleição, o presidente convocou seus apoiadores a irem às ruas “pela última vez” no feriado da Independência. O próprio presidente deve participar de ato no Rio de Janeiro, à tarde. Pela manhã, ele participou de desfile cívico-militar oficial em Brasília. 

O itinerário do movimento, que estendeu-se das 10h às 12h30, incluiu, após a saída pela Praça Jarbas de Lery, no São Mateus, a Avenida Itamar Franco e a Praça Antônio Carlos. O ato foi encerrado por volta de 12h30 com uma oração.

Durante o trajeto, houve provocações entre juiz-foranos contrários ao presidente e manifestantes. Entretanto, nenhuma ocorrência grave foi registrada ao longo do percurso, que, conforme a Polícia Militar, transcorreu de forma pacífica.

Tópicos: eleições 2022

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

noscript
X