Noraldino deixará a presidência do diretório estadual do PSC
Deputado diz que não há relação com a corrida pela PJF; partido será assumido por Euclydes Pettersen
Em meio às articulações para as eleições municipais, o deputado estadual Noraldino Júnior está em vias de deixar a presidência do diretório estadual do Partido Social Cristão (PSC). O deputado federal Euclydes Pettersen, de Governador Valadares, assumirá a coordenação da legenda em Minas Gerais. Noraldino foi convidado por Euclydes para permanecer no diretório, mas como vice-presidente. Eles se encontrarão na próxima quinta-feira (21) para discutir a transição. Conforme Noraldino, a saída da presidência não interfere em suas pretensões para a Prefeitura de Juiz de Fora. No entanto, o PSC precisará chegar a um consenso quanto à candidatura local, uma vez que o delegado da Polícia Federal Claudio Nogueira já manifestou interesse em pleitear o Executivo.
Tanto Noraldino Júnior quanto Euclydes Pettersen confirmaram à Tribuna o processo de troca. Embora Noraldino trate a mudança como uma possibilidade, a troca é discutida pelo PSC, ao menos, desde o fim de 2019, conforme o próprio deputado estadual. “Há o rodízio, sempre foi assim. Na realidade, o normal sempre é um deputado federal coordenar todos os diretórios estaduais, até porque os deputado federais estão em Brasília, mais próximos à Executiva Nacional do partido. Já estávamos conversando. Já existia essa prerrogativa (do deputado federal assumir o comando do partido). Inclusive, o Euclydes vai estar aqui para conversarmos ainda nesta semana. Eu não estou deixando o diretório, mas a presidência. Vou continuar ajudando. (…) Vamos ao Rio de Janeiro para conversar com a Executiva (sobre a troca).” O presidente da Executiva é o pastor Everaldo Pereira, candidato à presidência da República em 2014.
Euclydes, atual primeiro vice-presidente do diretório estadual, reitera que a troca no comando da legenda em Minas Gerais já está em andamento. “O próprio deputado Noraldino me fez o convite para ser o presidente. De certa maneira, é uma forma de compormos melhor o partido, já que sou o único deputado federal do PSC eleito por Minas. (…) Eu vou até fazer uma visita ao Noraldino na próxima quinta para definirmos uma data exata para fazer a transição. Inclusive, até fiz o convite para o Noraldino permanecer como vice-presidente para continuarmos oxigenando o partido.” Conforme Euclydes, a posse como novo presidente deve ocorrer em breve, “no máximo em 15, 20 dias”. Entretanto, Noraldino não confirma se continuará no diretório como vice-presidente. “Até ponderei que queria ficar mais livre, mas ele (Euclydes) me pediu para ajudá-lo. Vamos conversar mais uma vez nesta semana. Tudo ainda está embrionário.”
De acordo com o futuro presidente, desde as eleições de 2018, a troca no comando do diretório era uma possibilidade, já que, reforça, é uma prerrogativa da legenda deputados federais assumirem a coordenação estadual do PSC. “Desde as últimas eleições, o Noraldino já vinha manifestando a possibilidade de passar a presidência para a minha pessoa, mas, como ele estava conduzindo bem o diretório, posterguei a decisão. Eu entrei no partido inclusive a convite de Noraldino. Tivemos uma eleição bem-sucedida para a Câmara dos Deputados e a nossa coligação elegeu dois deputados federais, mas o outro (deputado Zé Vitor) era do PMN”. A coligação “Unidos por Minas” reunia, além do PSC, o PTB e o PMN. Na ocasião, Euclydes foi eleito com 65.238 votos.
Corrida para a Prefeitura
Apesar de Noraldino negar, a mudança no comando do diretório estadual do PSC deve interferir na convenção local para a escolha do pré-candidato para a Prefeitura de Juiz de Fora. Candidato à cadeira nas eleições municipais de 2016, Noraldino está no páreo para representar o PSC novamente na corrida para assumir o Executivo entre 2021 e 2024. No entanto, o delegado da Polícia Federal Claudio Nogueira já demonstrou interesse em ser o candidato da sigla no pleito. Dentro do próprio partido, há quem defenda que Noraldino abra espaço para a ascensão da candidatura de Nogueira, cujo capital político é a especialização em combate ao crime organizado e ao desvio de recursos públicos. Porém, como Noraldino é o político juiz-forano do PSC com o cargo majoritário, ele comanda o diretório municipal.
LEIA MAIS: Candidatos de direita disputam votos da militância
Questionado se a saída da presidência estadual da legenda interferiria na corrida pela Prefeitura, Noraldino diz que a configuração local continua da mesma maneira. “A troca não influencia em nada em relação a Juiz de Fora, à disputa. Até porque eu também não me coloquei como candidato até agora em nenhum momento. Estamos fazendo uma avaliação interna do partido. Há outro pré-candidato. Na realidade, tem uma pessoa que colocou que tinha o interesse em disputar, que é o delegado Claudio Nogueira, e a gente está estudando.” Perguntado se a candidatura, portanto, estaria entre ambos, Noraldino desconversa. “Está tudo em aberto. Não há nada definido. Estamos conversando, dialogando, escutando todos os grupos, as propostas para a cidade etc. Vamos ter mais reuniões. Não tem nada definido ainda.”
De acordo com Euclydes, Noraldino permanece como pré-candidato à Prefeitura apesar da saída da presidência estadual da sigla. “Ele é pré-candidato a prefeito. O Noraldino vai conduzir da melhor maneira possível ou indicar um outro nome.” Procurado pela Tribuna, o delegado Claudio Nogueira disse que se manifestará sobre o pleito apenas após definição do PSC. Nogueira está há 30 anos na Polícia Federal, dos quais foi chefe da Delegacia de Juiz de Fora por quatro, entre 2007 e 2011. Além disso, durante a trajetória na instituição, foi adido da embaixada do Brasil no Suriname.