Anastasia lidera com 33%, Pimentel tem 22%, segundo pesquisa Ibope
Na projeção para o segundo turno, tucano venceria petista com 45% das intenções de voto
O senador Antonio Anastasia (PSDB) voltou a manter boa vantagem na disputa pelo Governo de Minas, conforme pesquisa divulgada pelo Ibope na noite desta segunda-feira (17). Segundo o instituto, o tucano tem atualmente a preferência de 33% do eleitorado mineiro e disputaria o segundo turno com o atual governador Fernando Pimentel (PT), que tenta a reeleição e aparece isolado na segunda posição com 22% das intenções de voto.
Com Anastasia e Pimentel desgarrados, dos demais candidatos, o Ibope aponta que Romeu Zema (Novo) aparece na terceira posição, sem considerar a margem de erro, com 7% das intenções de voto. Na sequência, vêm Adalclever Lopes (MDB), com 3%; João Batista Mares Guia (Rede), com 2%; e Alexandre Flach (PCO), Claudiney Dulim (Avante), Dirlene Marques (PSOL) e Jordano Metalúrgico (PSTU), todos com 1%. Quando se considera a margem de erro do levantamento de três pontos percentuais para mais ou para menos, todos os demais concorrentes estariam empatados tecnicamente. Ainda segundo a pesquisa, 18% dos entrevistados disseram que pretendem votar branco ou anular seus votos nas eleições de outubro. Outros 12% não souberam responder.
Segundo turno
Diante da tendência de polarização, o Ibope fez apenas uma projeção de segundo turno para a disputa pelo Governo de Minas Gerais. Segundo o instituto, Anastasia venceria Pimentel com 45% das intenções de votos contra 27% do petista. Neste cenário, 19% disseram votar em branco ou nulo e 9% não souberam se posicionar.
A pesquisa ainda avaliou os índices de rejeição dos candidatos. Atual governador, Pimentel lidera a relação, uma vez que 37% dos entrevistados afirmaram que não votariam de forma alguma no petista. Anastasia é o segundo com 22%, seguido por Zema (11%), Dirlene (10%), Mares Guia (9%), Adalclever (8%), Jordano (8%), Dulim (7%) e Flach (6%). Nove por cento disseram não rejeitar nenhum candidato e 23% não souberam responder. O Ibope mostrou ainda que 20% dos eleitores entrevistados consideraram o Governo de Pimentel como “ótimo” ou “bom”. Por outro lado, 45% consideraram a atual administração como “ruim” ou “péssimo”.
Senado
O instituto ainda perguntou aos entrevistados sobre seus votos na disputa pelas duas cadeiras de Minas Gerais ao Senado, em jogo no próximo dia 7 de outubro. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi a preferida de 28% dos entrevistados. Depois, apareceram Carlos Viana (PHS), com 15%; Dinis Pinheiro (SD), com 9%; Rodrigo Pacheco (DEM), com 8%; Coronel Lacerda (PPL) e Rodrigo Paiva (Novo), com 6%; Fábio Cherem (PDT) e Miguel Correa (PT), com 5%; Túlio Lopes (PCB), Bispo Damasceno (PPL) e Vanessa Portugal (PSTU), com 4%; Ana Alves (PCO) e Duda Salabert (PSOL), com 3%; Kaká Menezes (Rede), com 2%; e Edson André (Avante), com 1%.
A pesquisa Ibope foi encomendada pela TV Globo e ouviu 1.512 eleitores de 89 municípios do estado entre os dias 14 e 16 de setembro. A consulta foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais com o número MG-09508/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), BR-06585/2018. O nível de confiança da amostragem é de 95%.
Tópicos: eleições 2018