Câmara aprova projetos de valorização do vinho

Dia Municipal do Vinho de Inverno pode fazer parte do calendário oficial e JFwine Festival, ser patrimônio cultural


Por Tribuna

14/07/2025 às 10h11

A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, na última sexta-feira (11), dois projetos de valorização do vinho. Um institui o Dia Municipal do Vinho de Inverno no Calendário Oficial de Eventos do Município, a ser comemorado anualmente, no dia 22 de Julho. Já a proposta é de declarar o JFwine Festival como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Ambos ainda precisam ser sancionados pela prefeita Margarida Salomão (PT).

De acordo com as justificativas do autor, vereador João Wagner Antoniol (MDB), “a ideia do JFwine surgiu em 2020, em uma conversa entre amigos, apreciadores de bons vinhos, quando foi proposto um jantar cultural que unisse boa gastronomia e a história do vinho. O sucesso do evento motivou a criação do festival”.

“Em 2023”, prossegue, “foi realizado o 1º JFwine Festival, com o tema “Vinhos de Inverno”, reunindo mais de 12 vinícolas, profissionais renomados, aulas gratuitas e mais centenas de visitantes de cinco estados diferentes. Na sua 2º JFwine Festival, celebrou o Terroir Brasileiro, valorizando a identidade única dos nossos vinhos, e a riqueza das regiões produtoras do país. Nesta edição, o festival convidou o público a descobrir os sabores e histórias que nascem do nosso solo, em uma verdadeira imersão sensorial e cultural.

Ainda segundo o vereador, “em 2025, o evento recebeu da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT-MG) a Declaração de Incentivo (DI), sob o código CA2024.3808.0146, sendo hoje reconhecido como um dos maiores eventos culturais do estado”.

Câmara aprova projetos de valorização do vinho
Foto: Felipe Couri

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.