Senado aprova PL da Reciprocidade com unanimidade

Projeto teve 70 votos favoráveis e nenhum contrário


Por Agência Estado

01/04/2025 às 19h15

Com 70 votos favoráveis e nenhum contrário, o Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (1º), o “PL da Reciprocidade”, projeto de lei que estabelece critérios para que o Brasil responda a “medidas unilaterais” adotadas por países ou blocos econômicos que afetem a competitividade internacional do país.

A matéria já havia sido aprovada mais cedo pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, em caráter terminativo, ou seja, sem a necessidade de que o texto fosse para a análise do plenário. No entanto, o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), considerou de “bom tom” que a apreciação não se restringisse ao colegiado.

A matéria segue, então, para a Câmara dos Deputados. Na expectativa de Randolfe, o ideal é que os deputados aprovem o texto até esta quarta-feira (2), como um gesto de resposta ao “tarifaço” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a ser anunciado na data.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse que a matéria é “fundamental” para que o Parlamento brasileiro demonstre altivez diante dos demais países. Já a relatora Tereza Cristina (PP-MS) frisou que não se trata de uma retaliação a um único país, mas uma alternativa para que o Brasil responda a eventuais excessos contra o seu mercado.

Tópicos: senado / trump

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.