123 Milhas: Justiça define próximas etapas da recuperação judicial do grupo

TJMG transmitiu audiência administrativa para dar transparência ao processo; Grupo 123 Milhas responde à maior recuperação judicial do país em número de credores


Por Tribuna

23/09/2025 às 15h31

123 milhas
A audiência administrativa contou com a presença de representantes da Justiça, das empresas recuperandas, do MPMG e dos Administradores Judiciais (Foto: Euler Junior / TJMG)

A Justiça de Minas Gerais realizou, nesta terça-feira (23), audiência administrativa para tratar das etapas processuais da recuperação judicial (RJ) do grupo 123 Milhas, que envolve as empresas Novum Investimentos Participações S/A, Art Viagens e Turismo Ltda, 123 Viagens e Turismo Ltda, MM Turismo e Viagens S/A e LH Lance Hotéis Ltda. A reunião ocorreu no Fórum Cível e Fazendário de Belo Horizonte e foi conduzida pela juíza da 1ª Vara Empresarial, Cláudia Helena Batista.

Com mais de 772 mil credores, o caso do grupo 123 Milhas é considerado a maior recuperação judicial em andamento no Brasil em número de beneficiários potenciais. O processo tramita sob o nº 5194147.26.2023.8.13.0024.

Participaram representantes das empresas, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e dos administradores judiciais (AJ’s). Estes já haviam apresentado a lista consolidada de credores, com a verificação de créditos, e avançaram para a fase de publicação do edital que abrirá prazo para habilitações e impugnações. Antes disso, os AJ’s disponibilizaram no site oficial da RJ um modelo para que os credores possam apresentar contrapropostas ou solicitar revisão dos valores informados, além de aderir a propostas de acordo de pagamento formuladas pelas empresas.

Segundo a juíza Cláudia Helena Batista, o objetivo dessa etapa é facilitar o diálogo entre credores e recuperandas, sem caráter de conciliação ou mediação. “O fato dos acordos estarem dentro da plataforma da AJ não significa imposição, mas uma opção para acelerar o processo, que conta com quase 800 mil interessados”, afirmou.

O promotor de Justiça Ruy Alexandre Neves da Mota destacou que a medida não apresenta irregularidades. “Por ser uma recuperação judicial atípica e sem repetição de atos, essa ferramenta no site da AJ me parece salutar. O diálogo tende a aparar as arestas em relação aos valores e à classificação de crédito”, disse.

A audiência, transmitida ao vivo pelo canal oficial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) no YouTube, tratou também da definição de prazos para a futura assembleia de credores e de questões que afetam o andamento da Secretaria da 1ª Vara Empresarial. O encontro não teve caráter decisório em relação às pendências do processo, mas buscou organizar os próximos passos.

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

 

Tópicos: 123 milhas / justiça / TJMG

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.