Diretores e coordenadores podem se inscrever em pós-graduação gratuita em Minas

Formação terá duração de 12 meses e encontros presenciais em oito polos regionais, inclusive em JF


Por Fabíola Costa

17/08/2025 às 12h00

Diretores e coordenadores pedagógicos interessados em aprimorar a gestão das escolas públicas de ensino médio podem se inscrever até o dia 20 de agosto na pós-graduação lato sensu em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem). A formação é oferecida pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com o Centro de Educação a Distância (CEaD) e o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O curso é voltado ao planejamento, monitoramento e melhoria da qualidade do ensino. Com duração de 12 meses e carga horária de 360 horas, será ministrado na modalidade Educação a Distância (EaD), combinando atividades on-line, síncronas e assíncronas, e encontros presenciais obrigatórios em polos regionais localizados em Juiz de Fora e outras cidades mineiras, como Belo Horizonte, Governador Valadares, Uberlândia, Poços de Caldas, Almenara, Januária e Paracatu.

Ao todo, são oferecidas 415 vagas, sendo 25% reservadas a candidatos autodeclarados negros, indígenas, pessoas com deficiência ou trans (travestis e transexuais).

A participação é destinada prioritariamente a diretores e coordenadores pedagógicos em exercício nas escolas da rede estadual de ensino médio de Minas Gerais. Caso ainda haja vagas, profissionais da rede municipal que atuem no ensino médio também poderão participar. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 20 de agosto por este site.

No momento da inscrição, é necessário anexar a documentação exigida no edital, incluindo comprovante de atuação na rede pública, além de preencher o barema para análise curricular. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.