Operação cumpre mandados para combater contrabando de cosméticos importados sem registro

Investigação também apura possíveis crimes de fraude fiscal, lavagem de dinheiro e associação criminosa


Por Bernardo Marchiori

17/07/2025 às 15h32

Operação cumpre mandados para combater contrabando de cosméticos importados sem registro
(Foto: Divulgação/Receita Federal)

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Uberaba, no Triângulo Mineiro, em operação deflagrada nesta quinta-feira (17) pela Polícia Federal e pela Receita Federal. O objetivo foi desarticular um esquema de contrabando de cosméticos importados sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – ou seja, de comercialização proibida no Brasil.

A investigação da Operação Queda de Dalila também apura possíveis crimes de fraude fiscal, lavagem de dinheiro e associação criminosa. As apurações tiveram início a partir de denúncia que indicava a venda irregular, por meio da internet e em pontos físicos, de produtos como “TOPPIK Hair Fibers” e “SEVICH”, ambos sem registro na Anvisa. Consequentemente, com comercialização vedada em território nacional, conforme apontado pelas investigações.

As medidas tiveram por intuito a coleta de documentos contábeis e fiscais, registros bancários e dispositivos eletrônicos, além da arrecadação dos produtos ilegais. Além disso, a operação combate práticas que colocam em risco a saúde pública, promovem concorrência desleal e causam expressivos prejuízos ao erário.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.