Operação cumpre mandados para combater contrabando de cosméticos importados sem registro
Investigação também apura possíveis crimes de fraude fiscal, lavagem de dinheiro e associação criminosa

Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Uberaba, no Triângulo Mineiro, em operação deflagrada nesta quinta-feira (17) pela Polícia Federal e pela Receita Federal. O objetivo foi desarticular um esquema de contrabando de cosméticos importados sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – ou seja, de comercialização proibida no Brasil.
A investigação da Operação Queda de Dalila também apura possíveis crimes de fraude fiscal, lavagem de dinheiro e associação criminosa. As apurações tiveram início a partir de denúncia que indicava a venda irregular, por meio da internet e em pontos físicos, de produtos como “TOPPIK Hair Fibers” e “SEVICH”, ambos sem registro na Anvisa. Consequentemente, com comercialização vedada em território nacional, conforme apontado pelas investigações.
As medidas tiveram por intuito a coleta de documentos contábeis e fiscais, registros bancários e dispositivos eletrônicos, além da arrecadação dos produtos ilegais. Além disso, a operação combate práticas que colocam em risco a saúde pública, promovem concorrência desleal e causam expressivos prejuízos ao erário.
Tópicos: polícia federal / Receita Federal / uberaba