Após denúncia de Aeroporto, homem é autuado pela PF por operar rádio clandestina em Minas

Sinal emitido pela rádio clandestina estaria interferindo na comunicação entre aeronaves


Por Tribuna

15/01/2025 às 12h55

radio clandestina policia federal
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) autuou um homem de 59 anos por operar equipamentos de uma rádio clandestina, que estaria afetando a segurança de voos na região. A ação ocorreu na manhã da última terça-feira (14), em Uberaba, município localizado no Triângulo Mineiro, a cerca de 730 quilômetros de Juiz de Fora.

O homem foi conduzido à delegacia da PF em Uberaba para realização dos procedimentos de Polícia Judiciária, com a lavratura de termo circunstanciado de ocorrência.

A iniciativa fez parte da Operação Safe Flight, uma fiscalização que contou com apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com o objetivo de combater a atividade clandestina de exploração de radiofrequência no município mineiro.

A ação teve início após uma reclamação formulada pelo Aeroporto de Uberaba, o qual informou que o sinal emitido por uma rádio estava interferindo na transmissão das torres do aeroporto, comprometendo a comunicação entre aeronaves e a segurança das operações. 

Ainda conforme a PF, devido à gravidade da interferência, foi necessário alterar temporariamente a frequência de operação do aeroporto como medida emergencial de segurança, o que reforçou a urgência da ação conjunta entre a Polícia Federal e a Anatel.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.