Curso de combate à violência nas escolas tem inscrições abertas

Professores de Minas podem participar à distância do projeto ‘Com Viver’, promovido pelo Governo em parceria com o Ministério Público


Por Sandra Zanella

09/10/2024 às 16h50

Uma iniciativa inovadora no combate e prevenção à violência nas escolas está com as inscrições abertas para professores de Minas Gerais até o dia 6 de dezembro. O projeto “Com Viver” é um curso à distância promovido pelo Governo do estado, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

“O objetivo do projeto é qualificar os professores da rede de ensino para que possam identificar sinais iniciais de violência no ambiente escolar e atuar de forma preventiva, promovendo a cultura de paz e o bem-estar social dentro e fora da escola”, detalha a Agência Minas.

O curso à distância está disponível na Escola Virtual do MPMG, e as inscrições podem ser feitas neste link. A carga horária é de 49 horas, divididas em nove módulos. A formação também está aberta ao público externo. A iniciativa é das secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Educação (SEE).

A ação educacional é realizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Caoeduc). “Na página do Ceaf, no portal do MPMG, também é possível acessar outros cursos sobre o tema. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 3330-8299.”

Conheça o curso de combate à violência nas escolas

O curso autoinstrucional começou a ser oferecido no dia 3 de outubro. A plataforma on-line tem conteúdos audiovisuais produzidos por professores e especialistas experientes. Confira os módulos da formação ligada ao combate à violência nas escolas:

  1. Abertura do Curso
  2. Violência nas Escolas
  3. Bullying e Cyberbullying
  4. Bullying e os Ataques às Instituições Escolares: do Preconceito ao Ódio
  5. Neonazismo no Brasil e o uso das Tecnologias Emergentes
  6. Enfrentamento e Prevenção à Violência Escolar
  7. Oficina de Comunicação Não Violenta
  8. Primeiros Socorros Psicológicos
  9. Atos de Indisciplina e Atos Infracionais

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.