Defensoria e Ministério Público pedem câmeras corporais na PMMG

Governo pede extinção de processo, defendendo que as informações devidas já são prestadas


Por Tribuna

09/04/2025 às 15h17

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) foi incluída em uma ação coletiva que cobra do Estado a implementação do uso de câmeras corporais pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). 

Agora, a DPMG pede junto do Ministério Público que, em caráter de urgência, as câmeras, que já foram compradas com recursos públicos e postas à disposição da PM desde 2021, sejam distribuídas de forma organizada e de acordo com critérios objetivos.

Os órgãos pedem que os equipamentos sejam utilizados, principalmente, nas unidades policiais com maiores índices de uso de força. A ação também requer a apresentação de relatórios sobre operações envolvendo as câmeras e a transparência sobre como as imagens serão compartilhadas.

No prazo de dois anos, o MP e a DP também pedem que o Estado seja condenado a implementar a utilização das câmeras para todos os agentes de polícia, sob pena de multa diária por descumprimento.

Em resposta aos pedidos, o Governo de Minas Gerais pede que o processo seja extinto, porque a PM teria prestado as informações devidas. 

O Estado também não concorda com o regime de urgência pedido, pois seriam impostos grandes gastos públicos, na visão do Governo. Neste ponto, a Defensoria afirma que os gastos previstos seriam superestimados, com base em dados colhidos de outros estados.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.