Motorista é demitido por justa causa após ir trabalhar embriagado

Funcionário alegou que resultado do teste etílico estava errado, mas juiz da Vara do Trabalho de Guanhães negou reclamação trabalhista e confirmou demissão


Por Tribuna

03/08/2023 às 11h52

Um juiz da Vara do Trabalho de Guanhães, município localizado no Sudeste de Minas Gerais, confirmou a demissão por justa causa de um motorista que havia dirigido embriagado. O autor teria formalizado uma reclamação trabalhista contra a empresa que o demitiu, responsável por prestar serviços de engenharia. No entanto, a decisão da Vara foi tomada com base no artigo 482 da CLT, que autoriza a demissão por justa causa nos casos em que o funcionário esteja alcoolizado durante o trabalho, e o pedido do motorista foi negado.

Durante a ação, o reclamante disse que foi submetido ao teste do bafômetro e que este havia constatado a presença de álcool. Porém, o condutor questiona o resultado do aparelho, pois ele havia consumido pequena quantidade de álcool 24h antes da testagem. Com esse argumento, o trabalhador afirmou que a demissão foi desproporcional e solicitou o pagamento de verbas rescisórias.

No entanto, o juiz entendeu que a demissão foi regular e indeferiu os pedidos da reclamação. “Dirigir sob a influência de álcool é considerada uma conduta grave, que obsta ao direito de continuar dirigindo e ainda o motorista pode ter sua habilitação recolhida (art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro).”

Leia mais notícias sobre Minas aqui. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.