Atacante juiz-forano vive expectativa de jogar a Liga dos Campeões pela primeira vez

Guilherme Smith foi anunciado pelo Union St. Gilloise, da Bélgica, e terá a chance de disputar a principal competição de clubes do mundo


Por Vinicius Soares

31/08/2025 às 06h00

De refugiado da guerra entre Rússia e Ucrânia a contratado por equipe da Liga dos Campeões da Europa. Esse é um breve resumo da carreira do atacante juiz-forano Guilherme Smith, de 22 anos. foi anunciado no dia 12 de agosto como reforço do Union St. Gilloise, da Bélgica, clube que disputará pela primeira vez a principal competição de clubes do mundo nesta temporada. Agora, o jogador vive a expectativa de realizar um dos seus maiores sonhos.

A trajetória de Guilherme na Europa começou de maneira promissora, mas foi abruptamente interrompida pelos conflitos entre Rússia e Ucrânia, em fevereiro de 2022. O juiz-forano defendia o ucraniano Zorya há cerca de oito meses quando a guerra se iniciou. O atacante passou seis dias em um bunker, até conseguir retornar ao Brasil. Em agosto de 2022, Guilherme retornou à Europa para defender o Braga, de Portugal, por empréstimo, onde ficou até finalizar o seu contrato com o Zorya. Em 2023/24, o juiz-forano passou a defender o Kalju, da Estônia.

“Quando eu retornei a jogar após a guerra foi bem complicado porque tive que dar alguns passos atrás. Meu mental foi muito forte para estar bem para encarar o próximo desafio, que eu sabia que seria muito grande. Fui para a Estônia, era um país que eu não conhecia, e fiz uma grande temporada. Não vou falar que foi perfeito, mas foi incrível”, relembra o atleta.

guilherme smith by reproducao instagram 2
Guilherme se destacou pelo Kalju (Foto: Reprodução/Instagram)

No futebol europeu, Guilherme diz que o frio e o idioma foram obstáculos, mas que conseguiu se adaptar bem a ambos. Outro desafio também foi o estilo de jogo europeu, que prega mais obediência tática que o brasileiro. “Eu gosto de ir pra cima, driblar, sempre, só que aqui na Europa tem que ser bem mais rápido. No terço final, claro que você pode fazer o que você sabe, mas tem que jogar mais rápido. Tenho que ser muito intenso e ajudar muito na marcação também. Em cada clube é diferente e a gente vai adaptando a tática do treinador”, avalia o atacante.

Desempenho que abriu portas

Pelo Kalju, Guilherme entrou em campo 42 vezes, marcou 15 gols e deu 12 assistências. O desempenho atraiu o interesse de clubes, entre eles o Union St. Gilloise. “Quando surgiu o interesse do Union, fiquei muito feliz, porque sabia que seria um passo grande na minha carreira. Tive outras propostas também, muito boas, mas eu acreditei muito no projeto que eles apresentaram para mim, o projeto que eles querem para a minha carreira. Eles me deixaram bastante tranquilo e confortável para chegar no clube, me adaptar, e fazer o que eu sei dentro de campo”, relata o juiz-forano.

 

Atacante juiz-forano vive a expectativa de jogar a Liga dos Campeões pela primeira vez
Guilherme irá realizar um dos seus sonhos como jogador (Foto: Reprodução/Instagram)

Neste novo desafio, Guilherme chega com metas bem definidas: ser campeão. “Eu estou aqui para ganhar títulos, para fazer os fãs felizes, e fazer muitos gols, com muitas assistências também, e ajudar o time. Acredito que será uma temporada muito favorável para a gente, temos um grande elenco, um grande time. Eu espero conquistar títulos e ajudar o clube em tudo que eu puder da minha vida dentro de campo, para fazer os torcedores felizes”, projeta.

Sonho da Champions

O Union St. Gilloise conquistou o Campeonato Belga em 2025, após 90 anos de jejum. A conquista credenciou a equipe a disputar, pela primeira vez, a Liga dos Campeões da Europa. Recém-chegado, Guilherme irá realizar o sonho de disputar a principal competição de clubes do mundo pela primeira vez. “A Champions sempre foi um sonho desde pequeno. A gente vivia na rua jogando bola o dia inteiro, só queria saber de bola e ver jogo, ver Champions, cresci vendo isso”, conta.

O sorteio realizado na quinta-feira (28) definiu os confrontos do Union St. Gilloise na fase de liga da Liga dos Campeões. A equipe receberá a Inter de Milão, a Atalanta, o Olympique de Marselha e o Newcastle, e jogará fora de casa contra o Bayern de Munique, o Atlético de Madrid, o PSV e o Galatasaray. Guilherme acompanhou o sorteio ao vivo e relata ter sentido um sentimento único. “Estar onde eu estou, realizando sonhos e assistir ao sorteio da Champions sabendo que meu clube tá lá é diferente, uma sensação inexplicável”, diz.

Dos oito adversários do Union St. Gilloise, quatro já conquistaram a Liga dos Campeões. Guilherme reconhece que todas as partidas serão difíceis, mas entende que sua equipe tem condições de competir. “Temos grandes possibilidades de fazer bons jogos e sair com a vitória. Estamos preparados, o treinador (Sébastien Pocognoli) está deixando a gente bem preparado, taticamente e mentalmente, para chegar nos jogos e vencer, fazendo grandes partidas que é o mais importante”, afirma.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.