Bia Ferreira faz primeira defesa de cinturão mundial de boxe no Brasil

Campeã peso-leve da Federação Internacional de Boxe enfrenta a uruguaia Maira Moneo em São Paulo


Por Davi Sampaio

28/07/2025 às 13h45

A baiana radicada em Juiz de Fora, Bia Ferreira, enfrenta a uruguaia Maira Moneo no evento Spaten Fight Night 2, marcado para o dia 27 de setembro, em São Paulo. Será a primeira vez que a campeã mundial defenderá seu título no Brasil desde que estreou no boxe profissional, em novembro de 2022. Será a terceira defesa de cinturão da pugilista brasileira.

Atual detentora do cinturão dos leves pela Federação Internacional de Boxe (IBF), Bia destacou, em entrevista à TV Globo, o peso de manter o posto e mostrar que é a melhor da categoria. “Acho que adquirir o cinturão pela primeira vez é especial, mas defendê-lo e realmente mostrar que você é a campeã da categoria é incrível. Sei da responsabilidade que é. Cada luta vejo uma dificuldade maior, mas também me sinto muito mais pronta, muito mais confortável em aplicar tudo o que estou treinando. E, dessa vez, não vai ser diferente, com certeza conhecemos a adversária, temos um planejamento. Iniciamos a preparação para poder aplicá-la da melhor forma possível”, explica Bia.

Bia Ferreira
Bia Ferreira busca se consolidar no boxe profissional (Foto: Reprodução/Instagram)

Invicta como profissional, com sete vitórias em sete combates, a boxeadora já conquistou duas medalhas olímpicas – prata em Tóquio e bronze em Paris. A transição para o boxe profissional trouxe desafios e ajustes. “O olímpico, lutamos três rounds de três minutos. Usamos protetor de cabeça, uma luva maior, de dez onças, enquanto o olímpico é mais pontuação. No profissional é totalmente diferente, são mais rounds, apesar de ser dois minutos cada”, detalha.

Do outro lado do ringue, Maira Moneo, de 32 anos, já foi campeã mundial interina pela Associação Mundial de Boxe (WBA) e vem embalada por duas vitórias seguidas. Mesmo sem ter enfrentado Bia anteriormente, a uruguaia reconhece a força da adversária e acredita em um duelo equilibrado.

“Ela tem muita experiência no boxe amador. Acho que ela é uma boxeadora completa, e que gosta da troca de golpes, igual a mim. Já vi que ela é guerreira também. Assisti a muitas lutas dela, gosta da guerra também”, diz Maira.

Tópicos: bia ferreira / boxe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.