Uso do ponto neutro reflete no combustível, desgaste do carro e segurança

Recurso é utilizado quando nenhuma marcha está engatada


Por Bernardo Marchiori

27/07/2025 às 06h00

Dentre as principais ferramentas do carro, o ponto neutro está entre as que mais geram dúvidas nos condutores. A utilização do recurso nas diferentes situações de trânsito do dia a dia reflete em diferenças no uso do combustível, no desgaste do veículo e até na segurança das pessoas dentro dele. Com isso, gera interesse em quem vai às ruas com seu automóvel. Essa e outras dúvidas comuns serão respondidas por especialistas de Juiz de Fora neste novo quadro do Meu Carro & Cia, espaço da Tribuna focado no setor automobilístico.

Uso do ponto neutro reflete no combustível, desgaste do carro e segurança
(Foto: Leonardo Costa)

O também conhecido como “ponto morto” é acionado ao levar a alavanca do câmbio à posição central, entre as marchas, nos automóveis manuais e à letra N nos automáticos. Basicamente, se trata da posição do câmbio em que nenhuma marcha está engatada. Ou seja, quando o motor está ligado, mas não transmite força para as rodas, o que impede que o carro se movimente.

De acordo com a Delta Fiat, concessionária de Juiz de Fora, o carro no ponto neutro, no geral, não economiza combustível. Por exemplo: em descidas, é comum que alguns condutores aproveitem para utilizar o recurso, sob a justificativa de que, por não engatar marcha ao carro, o gasto seja menor. “Em automóveis modernos, com injeção eletrônica, descer engrenado e pé fora do acelerador gasta menos combustível do que no ponto morto.”

Nesses casos, a concessionária ressalta que, além do maior gasto, é uma prática perigosa e ineficiente.

“Você perde o freio motor, o que leva o carro a exigir mais dos freios. Como consequência, isso pode levar a um superaquecimento do automóvel. Ainda há a perda do controle sobre o veículo e da segurança, especialmente em curvas e descidas mais longas”, ressalta.

Ponto neutro impede desgaste do carro

Por outro lado, a Delta Fiat destaca que, com o carro parado, deixá-lo no ponto morto é uma opção a ser considerada, visto que, em paradas longas (como no semáforo, por exemplo), evita o desgaste da embreagem. “Mas sempre use o freio de mão, para evitar que o carro se mova acidentalmente”, reforça a concessionária.

Um artigo publicado no Portal do Trânsito também enfatiza que o ponto neutro deve ser usado antes de estacionar, já que, dessa forma, o motorista “evita forçar os dentes das engrenagens da transmissão”. No caso de carros automáticos, ao mudar diretamente para o P (Parking), o câmbio sofre um tranco, assim como acontece ao puxar o freio de mão com o carro engatado. Também é indicado usá-lo em qualquer lugar antes de parar o veículo, principalmente em ladeiras.

O texto também lembra que é possível acionar o ponto morto quando houver necessidade de rebocar o carro para colocá-lo na plataforma do guincho, assim como para movimentar o veículo sem ligá-lo em situações emergenciais – como por um pequeno trajeto que não pode ultrapassar de 3 a 4 quilômetros no máximo.

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