Com chegada na PAC, associação promove ‘skateata’ pelo Dia Mundial do Skate
Iniciativa historicamente já é marcada pela busca da valorização do esporte e terá celebração e manobras também como manifestação pela decisão da destruição da pista da Praça Antônio Carlos
Em meio à polêmica demolição da pista de skate da Praça Antônio Carlos, consequência de reformulação do espaço público de Juiz de Fora, com a promessa da Prefeitura de construir outro ponto para a prática do esporte também na região central, será realizado um evento, neste domingo (26), em comemoração ao Dia Mundial do Skate, ou “Go Skateboarding Day”, data celebrada por todo o planeta em 21 de junho. A Associação Juiz-Forana de Skate (AJS) promoverá um encontro dos amantes da modalidade a partir das 13h na praça do Alto dos Passos.
O evento, que volta a ocorrer após dois anos, por conta das restrições impostas no combate à pandemia, terá caráter comemorativo e de protesto, em defesa à permanência da pista na PAC. A ideia inicial dos organizadores é a de realizar uma “skateata” pela Avenida Barão do Rio Branco, com saída às 14h do Alto dos Passos até a Câmara Municipal. Uma hora depois, os skatistas se direcionam à Praça Antônio Carlos, onde irá ocorrer um rolê com todos os presentes. A programação completa e detalhada pode ser obtida pelas redes sociais da AJS.
Historicamente, a iniciativa já é uma forma de defesa aos direitos dos skatistas e à valorização do esporte na cidade. “Cada ano a gente encerra (o evento) em.um local diferente. Por exemplo, teve um ano que fomos até a praça do Manoel Honório para reivindicar a prática do skate lá, quando havia muita repressão”, conta Brunner Lopes, um dos fundadores da AJS.
“Nas áreas urbanas ainda tem pouca aceitação, o esporte. Hoje, dada a situação precárias das pistas, a turma prefere andar nas ruas e em locais não exclusivos do skate. Por exemplo, la na praça do Mc Donalds e na Rua Marechal têm muitos conflitos entre skatistas e moradores. A gente sabe que o barulho incomoda, mas ao mesmo tempo não temos boas pistas”, explica Brunner. “A cidade cresceu sem políticas públicas para o skate. O Skate Day é o dia que conseguimos reunir um grande quantitativo de skatistas. É gratificante pra ver que somos muitas pessoas apaixonadas pelo skate em nossa cidade”, complementa.
Durante o percurso da “skateata” deverão ocorrer pequenas competições de melhor manobra (best tricks).Se a entrada na PAC já estiver interditada por conta das obras, os skatistas deverão se direcionar para ponto abaixo do Viaduto Helio Fádel.
As obras na PAC tiveram início esta semana e vão se estender por todo o Complexo Mascarenhas até 2023, conforme previsão municipal. Como forma de compensar a destruição da pista, a PJF prometeu a construção de uma nova rampa até o final deste ano, que deverá ficar ao lado do Viaduto Augusto Franco.